Danny van Poppel conquista etapa final do NIBC Tour of Holland! Christophe Laporte vence geral!
O campeão neerlandês Danny van Poppel (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a última etapa do NIBC Tour of Holland, uma ligação de 150,5km com partida e chegada em Arnhem, batendo ao sprint o seu compatriota Huub Artz (Intermarché – Wanty) e o belga Alec Segaert (Lotto). O francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) chegou no pelotão e garantiu a conquista da classificação geral.
Forte ritmo desde os kms iniciais
A última etapa do Tour of Holland começou com um ritmo alto. Por volta do km 60, Theodor Clemmensen (Red Bull – Bora – hansgrohe), Huub Artz, Frederik Frison (Q36.5 Pro Cycling Team) e Rik van der Wal (Diftar Continental Cycling Team) saltaram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. 10km depois, os quatro da frente foram alcançados. O ritmo da corrida era elevado e um corte aconteceu no pelotão.
A 65km do fim, Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. O esloveno somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. 6km depois, o segundo pelotão conseguiu chegar ao primeiro. Logo a seguir, Davide Ballerini (XDS Astana Team) e Martijn Rasenberg (Parkhotel Valkenburg) fizeram a ponte para Tratnik. A 49km do fim, o trio da frente foi alcançado. 3km depois, Alec Segaert, Cameron Rogers (Lidl – Trek) e Huub Artz atacaram e isoloram-se na frente da corrida.
Danny van Poppel surpreende os principais velocistas
A 35km do fim, Alec Segaert conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. 20km depois, os três da frente tinham uma vantagem de 25s. O ritmo do pelotão era elevado, mas não estavam a conseguir fechar o espaço para a frente da corrida.
A 13km da meta, numa das rampas explosivas do percurso, Danny van Poppel atacou. Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta) ainda seguiu o neerlandês durante uns metros, mas acabou por ceder. 2km depois, van Poppel fez a ponte para o trio da frente. O ciclista da Red Bull – Bora – hansgrohe era quem mais trabalhava, nos kms finais, e o pelotão não conseguia fechar o espaço.
A 1,6km da meta, Alec Segaert atacou e conseguiu um ligeiro espaço. Huub Artz e Danny van Poppel tentavam fechar o espaço. 1,3km depois, os dois neerlandeses conseguiram chegar ao belga. Nos metros finais, van Poppel foi mais forte ao sprint que Artz e Segaert para vencer assim a etapa final do NIBC Tour of Holland. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu o sprint no pelotão para ser 5º a 4s.
Christophe Laporte é o grande vencedor do NIBC Tour of Holland, batendo Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets) por 37s e Jakob Soderqvist (Lidl – Trek) por 1:05. Danny van Poppel venceu a classificação por pontos e Kubis a juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos