Timo De Jong conquista etapa 4 do NIBC Tour of Holland! Christophe Laporte é o novo líder!
O neerlandês Timo De Jong (VolkerWessels Wessels Pro Cycling Team) venceu a quarta etapa do NIBC Tour of Holland, uma ligação de 158km entre Emmen e Col du VAM, batendo ao sprint o francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) e o campeão eslovaco Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets). Com o segundo lugar, Laporte é assim o novo líder da classificação geral.
Fuga com bons nomes consegue formar-se
A quarta etapa do NIBC Tour of Holland começou com Rayan Boulahoite (Team TotalEnergies), Simon Goossens (Alpecin – Deceuninck), Hartthijs De Vries (Unibet Tietema Rockets), Ward Vanhoff (Team Flanders – Baloise), Rick Ottema (Diftar Continental Cycling Team), Roan Konings (Metec-Solorwatt p/b Mantel) e Timo De Jong a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Team Visma | Lease a Bike e a Lidl – Trek. Ethan Hayter (Soudal Quick-Step) perdeu cedo o contacto e acabou por abandonar a corrida.
A 50km do fim, o ritmo do pelotão era elevado e vários ciclistas começavam a ceder. 7km depois, Davide Ballerini (XDS Astana Team), Andrea Pietrobon (Team Polti VisitMalta), Baptiste Veistroffer (Lotto) e Emils Liepins (Q36.5 Pro Cycling Team) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. Roan Konings perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. A 32km do fim, Timo De Jong foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Pietrobon, Veistroffer e Liepins cederam e foram alcançados.
Timo De Jong surpreende dois dos grandes favoritos
A 29km do fim, Christophe Laporte atacou e foi apenas seguido por Lukas Kubis. Os dois rapidamente fizeram a ponte para Davide Ballerini. A Lidl – Trek comandava o reduzido pelotão com Jakob Soderqvist e Daan Hoole, mas não conseguia fechar o espaço. 5km depois, Ballerini cedeu e foi alcançado. A 17km da meta, Rayan Boulahoite atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Laporte e Kubis chegaram ao grupo perseguidor. 2km depois, Boulahoite foi alcançado.
A 5km da meta, Hartthijs de Vries aumentou o ritmo na frente da corrida e Ward Vanhoff e Simon Goossens acabaram por ceder. O reduzido pelotão seguia a cerca de 1:00 e a vitória era garantidamente para um dos homens da frente.
A cerca de 600 metros da meta, no Col du VAM, Lukas Kubis acelerou e foi seguido por Timo De Jong. Christophe Laporte foi ligeiramente fechado e teve de gastar para se juntar ao duo da frente. Nos metros finais, De Jong conseguiu ser mais forte ao sprint que Laporte e Kubis para estrear-se a vencer como profissional na etapa 4 do NIBC Tour of Holland.
Christophe Laporte é o novo líder da classificação geral e dos pontos do NIBC Tour of Holland. Lukas Kubis é o novo líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos