Paul Double vence etapa rainha do Tour of Guangxi e sobe à liderança da geral!
O britânico Paul Double (Team Jayco-AlUla) venceu a quinta etapa do Tour of Guangxi, uma ligação de 166km entre Yizhou e Nongla Scenic Area, após isolar-se a 1km da meta. O francês Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) foi segundo a 9s e o dinamarquês Mikkel Honore (EF Education – EasyPost) para fechar o pódio a 11s.
Fuga facilmente se forma
A quinta etapa do Tour of Guangxi começou com Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels), Tom Paquot (Intermarché-Wanty), Ryan Gibbons (Lidl – Trek), Mathias Norsgaard (Movistar Team), Enzo Leijnse (Team Picnic PostNL) e Haoyu Su (XDS Astana Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates – XRG e a Decathlon AG2R La Mondiale. Ao km 60, no primeiro sprint intermédio do dia, Paquot foi o mais forte.
A 50km do fim, na primeira contagem do dia, Simon Gugliemi foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o francês decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. A 24km do fim, Haoyu Su conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem da fuga começava a cair.
Paul Double surpreende na subida final
A 4.8km da meta, os ciclistas entraram na penúltima subida do dia de 3.2km a 7.3%. 1,2km depois, Tom Paquot e Mathias Norsgaard cederam e foram alcançados. Logo a seguir, Haoyu Su atacou e conseguiu isolar-se. A 2,4km da meta, Paul Double, Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Mikkel Honore aproveitaram a marcação no pelotão para atacar e ganharam um espaço importante. 500 metros depois, os três passaram diretos por Su, que foi assim alcançado. Double foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.
A 1,2km da meta, os ciclistas entraram na subida final que tem uma pendente média de 14,8%. 200 metros depois, Paul Double acelerou e conseguiu isolar-se. Logo a seguir, Mikkel Honore largou Ben Zwiehoff e tentava garantir o segundo posto. Victor Lafay, Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) e Cian Uijtdebroeks e Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para Honore.
Nos metros finais, Paul Double manteve um excelente ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 5 do Tour of Guangxi. Victor Lafay saltou do grupo perseguidor e foi segundo a 9s. Mikkel Honore foi mais forte que Jorgen Nordhagen, Cian Uijtdebroeks e Jhonatan Narvaez para ser terceiro a 11s.
Paul Double é assim o novo líder da classificação geral do Tour of Guangxi. Jorgen Nordhagen é o novo líder da juventude. Paul Magnier (Soudal Quick-Step) segue líder dos pontos e Simon Gugliemi da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency