Josie Talbot conquista etapa final do Tour of Chongming Island! Anne Knijnenburg vence geral!
A australiana Josie Talbot (Team Jayco-AlUla) venceu a última etapa do Tour of Chongming Island, uma ligação de 111km com partida e chegada em Chongming, batendo ao sprint as neerlandesas Riejanne Markus (Lidl – Trek) e Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team). Com o terceiro lugar, Knijnenburg assegurou a conquista da classificação geral.
Forte ritmo desde os kms iniciais
A última etapa do Tour of Chongming Island começou com um ritmo alto. Ao km 8, na contagem do dia, Meis Poland (VolkerWessels Pro Cycling Team) foi a primeira a passar no topo. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Elisa Balsamo (Lidl – Trek) conquistou a bonificação máxima. Sofie van Rooijen (UAE Team ADQ) somou 2s de bonificação. O ritmo seguiu alto e ataques aconteciam no pelotão, mas nenhum grupo estava a conseguir formar-se na dianteira.
Ao km 52, Elisa Balsamo foi novamente a mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A 38km do fim, Kaja Rysz (Roland Le Dévoluy) e Anne Knijnenburg atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 4km depois, as duas foram alcançadas. Logo a seguir, no último sprint intermédio do dia, Mia Griffin (Roland Le Dévoluy) conquistou a pontuação máxima.
Excelente grupo ganha espaço importante
A 31km do fim, um grupo de 15 ciclistas conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. 12km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. A 7km da meta, April Tacey (Team Coop – Repsol) atacou e conseguiu um pequeno espaço. 2km depois, a britânica foi alcançada.
A cerca de 4km da meta, Elynor Backstedt e Karilijn Swinkels (UAE Team ADQ), Quinty Ton e Josie Talbot (Liv AlUla Jayco), Riejanne Markus, Anne Knihnenburg, Daniela Campos (Eneicat-CM Team), Tamara Dronova (Roland Le Dévoluy), Mieke Docx (Lotto) e Yurani Blanco (Human Powered Health) atacaram e ganharam uma espaço importante. No pelotão não havia a melhor cooperação e as dez acabaram por discutir a etapa.
Reviravota emn Chongming com grande queda a marcar o final
A 500 metros da meta, Elynor Backstedt abriu para o lado, após mostrar ao serviço de Karlijn Swinkels. Logo a seguir, Anne Knijnenburg surpreendeu ao lançar o sprint de longe e Josie Talbot tentava fechar um pequeno espaço. Nos metros finais, a australiana passou a neerlandesa para conquistar assim a etapa final do Tour of Chongming Island. Riejanne Markus passou Knijnenburg, mesmo em cima do risco de meta, para ser segunda.
Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) venceu o sprint no pelotão para ser 10ª a 15s. Ainda assim, o final ficou marcado por uma enorme queda no pelotão. Todas as ciclistas envolvidas receberam o mesmo tempo de Baker. Clara Copponi (Lidl – Trek) provocou a grande queda e acabou por ser desclassificada.
Daniela Campos fez uma grande etapa final e terminou na 9ª posição com o mesmo tempo da vencedor. Na geral, a portuguesa foi 8ª a 7s e somou no total 108pts UCI!
Anne Knijnenburg é assim a grande vencedora do Tour of Chongming Island, batendo Sofie van Rooijen e Tamara Dronova por apenas 1s. Knijnenburg também venceu a montanha. van Rooijen venceu os pontos e Yelizaveta Sklyarova (Born to Win BTC City Ljubljana Zhiraf) a juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Human Powered Health