Matteo Trentin regressa aos triunfos no Paris – Tours!

O italiano Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) venceu o Paris – Tours, uma clássica de 211,6km entre Chartres e Tours, batendo ao sprint o francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) e o dinamarquês Albert Philipsen (Lidl – Trek). Trentin estreou-se a vencer esta temporada e juntou-se a Erik Zabel, Paul Maye, Guido Reybrouck e Gustave Danneels como os únicos ciclistas a vencerem o Paris – Tours por três vezes.

Aventura da fuga do dia

O Paris – Tours começou com Johan Jacobs (Groupama – FDJ), Oliver Knight (Cofidis), Hartthijs De Vries (Unibet Tietema Rockets) e Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 25, Jonas Rutsch (Intermarché – Wanty) e Jordan Labrosse (Decathlon AG2R La Mondiale) fizeram a ponte para o grupo da frente. Os seis da frente conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Lotto e a Team Visma | Lease a Bike.

A 100km do fim, um corte aconteceu no pelotão. 8km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. A 67km do fim, Jordan Labrosse sofreu um problema mecânico ef oi alcançado pelo pelotão. Poucos kms depois, o ritmo do pelotão aumentou e vários ciclistas começavam a ceder. A 48km do fim, a fuga do dia foi alcançada. 2km depois, Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) e Ben Turner (Ineos Grenadiers) sofreram um furo numa altura importante da corrida e perderam assim as suas chances de lutar pela vitória.

Matteo Trentin faz história numa corrida marcada por uma média de 49,1km/h

A 40km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista ganharam um espaço importante. 4km depois, Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Thibaud Gruel (Groupama – FDJ) atacaram e conseguiram uma vantagem de 35s. Logo a seguir, Arnaud De Lie (Lotto) e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) sofreram também com furos numa fase importante da corrida e não conseguiram assim lutar pela vitória.

A 18km da meta, Christophe Laporte, Matteo Trentin, Stefan Bissegger (Decathlon AG2R La Mondiale) e Albert Philipsen e Mathias Vacek (Lidl – Trek) atacaram e tentavam fechar o espaço para o duo da frente. 8km depois, Paul Lapeira e Thibaud Gruel tinham apenas 15s de vantagem sobre os cinco perseguidores. Poucos kms depois, Mathias Vacek perdeu o contacto com o grupo perseguidor.

A 2km da meta, o duo da frente começou a marcar-se. 1km depois, os quatro perseguidores chegaram à frente da corrida. Stefan Bissegger assumiu o comando e mostrava-se ao serviço de Paul Lapeira. Nos metros finais, Matteo Trentin conseguiu impor-se ao sprint para conquistar assim o Paris – Tours pela terceira vez na carreira. Christophe Laporte foi mais forte que Albert Philipsen, Lapeira e Thibaud Gruel para ser segundo.

Daniel Lima (Israel – Premier Tech) foi 45º a 3:22 e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) 85º a 8:43.

O pódio do Paris - Tours com Christophe Laporte, Matteo Trentin e Albert Philipsen (Foto: ASO)
O pódio do Paris – Tours com Christophe Laporte, Matteo Trentin e Albert Philipsen (Foto: ASO)

A Despedida de três nomes conhecidos do pelotão

Esta edição do Paris – Tours ficou também marcada pela retirada de Omar Fraile e Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) e Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels).

Omar Fraile foi um excelente gregário ao longo da sua carreira, mas também era um ciclista bastante combativo. O espanhol venceu uma etapa no Giro d’Italia em 2017 e no Tour de France em 2018. Para além disto, conquistou a classificação da La Vuelta em 2015 e 2016 e foi campeão espanhol de fundo em 2021.

Jonathan Castroviejo foi um grande gregário ao longo da sua carreira. O espanhol também foi um belo contrarrelogista e conquistou o Título Europeu em 2016, foi campeão espanhol por seis vezes e conquistou o Bronze nos Campeonatos do Mundo em 2016. A sua única vitória no World Tour foi no prólogo do Tour de Romandie em 2011.

Arnaud Demare foi um dos melhores sprinters dos últimos anos onde somou 97 vitórias UCI! O maior triunfo do francês foi num Monumento, a Milano Sanremo em 2016. Demare ainda venceu por duas vezes a classificação por pontos do Giro d’Italia, onde somou 8 vitórias de etapas, e ainda conquistou duas etapas no Tour de France.

Homenagem a Omar Fraile, Jonathan Castroviejo e Arnaud Demare no Paris - Tours (Foto: SprinCyclingAgency)
Homenagem a Omar Fraile, Jonathan Castroviejo e Arnaud Demare no Paris – Tours (Foto: SprinCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock