Cat Ferguson regressa às vitórias na Vuelta a Andalucia!
A britânica Cat Ferguson (Movistar Team) venceu a Vuelta a Andalucia Women, uma clássica de 131,9km com partida e chegada em Torrox, batendo ao sprint a espanhola Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi). A neerlandesa Mareille Meijering (Movistar Team) completou o pódio a 10s. Ferguson mostrou mais uma vez o seu grande pontencial e somou a sua terceira vitória da temporada.
Corrida ofensiva desde os primeiros kms
A Vuelta a Andalucia Women começou com Alice Coutinho (Massi Baix Ter Women’s Team), Claudia Sanchez (Tenerife – Bike Point – GSport) e Aroa Gorostiza (Grupo Eulen-Nuuk) a saírem do pelotão e a conseguiram uma vantagem de 1:10. Por volta do km 10, Coutinho perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançada. Poucos kms depois, Sanchez deixou de ter capacidade para seguir Gorostiza, que tinha 2:30 de vantagem sobre o pelotão. Por volta do km 50, Sanchez foi alcançada pelo pelotão.
A cerca de 55km do fim, Sara Martin (Movistar Team), Yuliia Biriukova e Idoia Eraso (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Maite Urteaga (Grupo Eulen-Nuuk) atacaram e conseguiram uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Claire Steels e Olivia Baril (Movistar Team), Agua Espinola (Team Farto-Kiroot) e Naia Amondarain (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) fizeram a ponte para o grupo da frente.
Jovem talento britânica vinga em Torrox
A 42km do fim, Yuliia Biriukova atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, a campeã ucraniana sofreu uma queda, mas conseguiu seguir isolada na dianteira. O pelotão acaou por partir e Cat Ferguson, Mareille Meijering e Paula Patiño (Movistar Team) e Usoa Ostolaza e Debora Silvestri (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) juntaram-se ao grupo perseguidor. A Movistar Team assumiu o comando e tentava controlar a vantagem de Biriukova.
A 3km da meta, as ciclistas entraram na subida final em Torrox. Os primeiros 900 metros desta subida tinham uma pendente média de 9% e o grupo perseguidor rapidamente partiu. Cerca de 1,5km depois, Mareille Meijering, Cat Ferguson e Usoa Ostolaza chegaram a Yuliia Biriukova. Meijering manteve um forte ritmo e mostrava-se ao serviço de Ferguson. Poucos metros depois, Biriukova acabou por ceder. Nos metros finais, Ferguson foi mais forte ao sprint que Ostolaza para vencer assim a Vuelta a Andalucia. Meijering fez um enorme trabalho e ainda fechou o pódio a 10s.
A portuguesa Raquel Dias (Team Farto-Kiroot) não terminou a corrida.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency