Dorian Godon em grande forma conquista Tour de Vendée!
O campeão francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu o Tour de Vendée, uma clássica de 201km entre Saint-Mesmin e Dompierre-sur-Yon, batendo ao sprint o seu compatriota Emilien Jeanniere (Team TotalEnergies) e o italiano Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta). Godon confirmou o seu excelente momento de forma e somou a sua sexta vitória da temporada.
Fuga consegue formar-se
O Tour de Vendée começou com Diogo Gonçalves (Feirense – Beeceler), Anthony Delaplace (Arkea-B&B Hotels), Jakub Otruba (Caja Rural – Seguros RGA), Yohann Simon (St Michel – Preference Home – Auber93) e Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão que era comandado pela Team TotalEnergies e a Decathlon AG2R La Mondiale.

A 42km do fim, Jakub Otruba acelerou, mas não conseguiu isolar-se. 12km depois, Yohann Simon e Maximilien Juillard deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançados. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. A cerca de 17km do fim, Dorian Godon sofreu um furo, mas o campeão francês rapidamente reentrou no pelotão.
Grande triunfo de Dorian Godon com Diogo Gonçalves em destaque
A 10km da meta, o trio da frente tinha uma vantagem de 30s sobre o pelotão. 1,5km depois, Diogo Gonçalves atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O português seguia com um bom ritmo e tentava aguentar a forte aproximação do pelotão. A 6km da meta, ataques aconteceram no pelotão e Noa Isidore (Decathlon AG2R La Mondiale), Clement Izquierdo (Cofidis), Lenaic Langella (CIC U Nantes) e Alan Riou (St Michel – Preference Home – Auber93) juntaram-se a Diogo Gonçalves na frente da corrida. Cerca de 5km depois, os cinco da frente foram alcançados.
Nos metros finais, após a última curva, Emilien Jeanniere tentou surpreender ao lançar o sprint de longe. Dorian Godon rapidamente respondeu ao sprint de Jeanniere e conseguiu passar o seu compatriota para conquistar assim o Tour de Vendée. Giovanni Lonardi foi mais forte que Clement Venturini (Arkea-B&B Hotels) para fechar o pódio.
Diogo Gonçalves fez uma enorme corrida em fuga e terminou em 46º a 16s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Ligue Nationale de Cyclisme/Marie Vaning