Histórico! Tadej Pogacar conquista Il Lombardia pelo quinto ano consecutivo!
O esloveno, Campeão da Europa e do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) venceu a Il Lombardia, uma clássica de 241km entre Como e Bergamo, após isolar-se a 33,8km da meta. O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi segundo a 1:48 e o australiano Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) completou o pódio a 3:14. Pogacar fez história ao terminar no pódio dos cinco monumentos na mesma temporada e ao conquistar a Il Lombardia pela quinta vez consecutiva.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
A Il Lombardia começou com Filippo Ganna, Lucas Hamilton e Victor Langellotti (Ineos Grenadiers), Quinn Simmons (Lidl – Trek), Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Michael Matthews e Asbjorn Hellemose (Team Jayco-AlUla), Thibault Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike), Gal Glivar (Alpecin – Deceuninck), Bjorn Koerdt (Team Picnic PostNL), Mattia Bais (Team Polti VisitMalta) e Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia.
Ao km 40, Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e dava à fuga uma vantagem de cerca de 3:00. Por volta do km 100, Asbjorn Hellemose e Thibault Guernalec deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançados.
A 110km do fim, Gal Glivar perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. Poucos kms depois, Lucas Hamilton cedeu e foi também alcançado. A 82km do fim, no Passo della Crocetta, com 11,7km a 5.8%, Quinn Simmons atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Louis Vervaeke, Filippo Ganna, Michael Matthews e Pello Bilbao juntaram-se na perseguição ao campeão americano. 18km depois, Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Ben Healy (EF Education – EasyPost) perderam o contacto com o pelotão.
Tadej Pogacar isola-se na principal subida do dia
A 40km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, os ciclistas entraram na principal subida do dia, o Passo di Ganda, com 9.3km a 7.1%. A UAE Team Emirates – XRG impunha um forte ritmo no pelotão e a vantagem de Quinn Simmons começava a cair. A 38km do fim, Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) acelerou e foi seguido por Tadej Pogacar, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG), Remco Evenepoel, Paul Seixas (Decathlon AG2R La Mondiale) e Michael Storer. 2km depois, Pogacar atacou e ninguém teve capacidade para o seguir.
A 34,3km da meta, Tadej Pogacar fez a ponte para Quinn Simmons. 500 metros depois, o campeão americano deixou de ter capacidade para seguir o Campeão do Mundo. 1km depois, Paul Seixas perdeu o contacto com o grupo de Remco Evenepoel. A 31km do fim, Isaac Del Toro perdeu o contacto com Michael Storer e Remco Evenepoel, que fizeram a ponte para Quinn Simmons. 3km depois, já na descida do Passo di Ganda, Simmons perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) sofreu uma queda feia a descer e foi obrigado a abandonar.
Campeão do Mundo histórico em Bergamo
A 18km da meta, Michael Storer deixou de ter capacidade para seguir Remco Evenepoel. Isaac Del Toro fez a ponte para Quinn Simmons, mas os dois já estavam a cerca de 40s da luta pelo pódio. Alguns kms depois, Del Toro perdeu o contacto com Simmons e recebeu a companhia de Paul Seixas, Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) e Jay Vine.
Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e fez assim história ao vencer a Il Lombardia pela quinta vez na sua carreira! Remco Evenepoel não conseguiu ser o esloveno e acabou por ser segundo a 1:48. Michael Storer fez uma grande corrida e fechou o pódio a 3:14. Quinn Simmons fez uma enorme prova em fuga e ainda conseguiu terminar em quarto a 3:39. Isaac Del Toro bateu ao sprint Tom Pidcock, Paul Seixas e Egan Bernal para completar o top5.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 66º a 18:12 e Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 96º a 26:16.

Despedida de vários nomes conhecidos do pelotão
A 119ª Il Lombardia ficou também marcada pela retirada de Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG), Pieter Serry (Soudal Quick-Step), Simone Petilli e Louis Meinjtes (Intermarché – Wanty) e Salvatore Puccio (Ineos Grenadiers).
Rafal Majka mostrou-se um fantástico gregário ao longo da sua carreira de nomes conhecidos como Alberto Contador e Tadej Pogacar. Dos grandes resultados do polaco destacam-se o top3 na La Vuelta a España em 2015, o top5 no Giro d’Italia em 2016 e a vitória no Tour de Pologne em 2014. Majka ainda venceu três etapas e conquistou a montanha por duas vezes no Tour de France e duas etapas na La Vuelta.
Pieter Serry foi também um excelente gregário na sua carreira. O belga não somou triunfos como profissional, mas conseguiu um top3 na Brabantse Pijl em 2012, top3 do Tour de Wallonie em 2018 e top7 na Il Lombardia em 2013.
Simone Petilli também foi um bom gregário na sua carreira e era um ciclista bastante combativo. O italiano não conseguiu vitórias como profissional, mas conseguiu um surpreendente top9 na Strade Bianche em 2022.
Louis Meintjes, um ciclista bastante conhecido por andar sempre na cauda no pelotão, terminou hoje a sua carreira. O sul-africano conseguiu ser 7º no Tour de France em 2022, 8º no Tour em 2016 e 2017 e 10º na La Vuelta em 2015. Meintjes conseguiu vencer uma etapa na La Vuelta em 2022, uma etapa na Itzulia Basque Country em 2024, a Coppi e Bartali em 2015 e o Giro dell’Appennino em 2022.
Salvatore Puccio foi um importantíssimo gregário ao longo da sua carreira na Ineos Grenadiers. O italiano nunca venceu como profissional, mas ficará sempre conhecido por ser um dos melhores “Road Captain” do pelotão nos últimos anos.




Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Il Lombardia