Isaac Del Toro conquista 15ª vitória da temporada na Gran Piemonte!
O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) venceu a Gran Piemonte, uma clássica de 179km entre Dogliani e Acqui Terme, após isolar-se a 17km da meta. O suíço Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) foi segundo a 40s e o neerlandês Bauke Mollema (Lidl – Trek) terceiro a 44s. Del Toro confirmou o excelente momento de forma e somou a sua 15ª vitória esta temporada.
Fuga consegue formar-se
A Gran Piemonte começou com diversas tentativas de ataque com Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe), Victor Langellotti (Ineos Grenadiers), Jasha Sutterlin (Team Jayco-AlUla), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Odd Eiking (Unibet Tietema Rockets) e Adne Holter (Uno-X Mobility) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates – XRG.
Corrida começa a partir
A cerca de 70km do fim, na Rocchetta Palafea, com 2,7km a 8.4%, a fuga acabou por partir com Jan Tratnik, Quinten Hermans e Adne Holter a isolarem-se na frente da corrida. Os ciclistas que ficaram em posição intermédia foram alcançados.
A 52km do fim, já na primeira passagem na Casteletto d’Erro, com 6,1km a 5.4%, a UAE Team Emirates – XRG acelerou e o pelotão começou a partir. O Campeão do Mundo Sub-23, Lorenzo Finn (Red Bull – Bora – hansgrohe) deixou de ter capacidade para seguir no pelotão. 3km depois, Jardi van der Lee (EF Education – EasyPost), Marc Hirschi, Bauke Mollema, Lorenzo Milesi (Movistar Team), Ion Izagirre (Cofidis) e Einer Rubio (Movistar Team) atacaram e tentavam fazer a ponte para o trio da frente. Isaac Del Toro, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost) tentaram juntar-se ao grupo perseguidor, mas o pelotão não os deixou ganhar um espaço importante.
Isaac Del Toro isola-se na última subida do dia
A 40km do fim, os três da frente tinha 35s de vantagem sobre o grupo perseguidor. A UAE Team Emirates – XRG seguia no comando do pelotão, que estava a 50s da frente da corrida. 20km depois, os ciclistas entraram na última passagem na Casteletto d’Erro, Adne Holter rapidamente deixou de ter capacidade para seguir Jan Tratnik e Quinten Hermans.
A 19,4km da meta, o grupo perseguidor chegou ao duo da frente e Marc Hirschi atacou de imediato, conseguindo assim uma pequena vantagem. Isaac Del Toro saltou do pelotão e começava a fechar o espaço para a frente da corrida. 700 metros depois, Del Toro chegou a Bauke Mollema e o neerlandês tentava aguentar-se na roda do mexicano. A 18km da meta, os dois chegaram a Hirschi. 300 metros depois, Del Toro acelerou e conseguiu isolar-se. Mollema ainda tentou seguir o mexicano, mas não teve sucesso. Poucos metros depois, Hirschi juntou-se novamente a Mollema na perseguição a Del Toro.
Novo triunfo de Isaac Del Toro com pódio de luxo
A 10km da meta, Isaac Del Toro tinha 30s de vantagem sobre Marc Hirschi e Bauke Mollema e 1:00 sobre um reduzido pelotão. Del Toro manteve sempre um forte ritmo e foi aumentando ligeiramente a sua vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim a Gran Piemonte. Hirschi foi mais forte ao sprint que Mollema para ser assim segundo a 40s. Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) impôs-se ao sprint num reduzido pelotão para ser quarto a 1:07. Quinten Hermans, depois de um grande dia em fuga, ainda foi oitavo 1:07.
O português Rui Costa (EF Education – EasyPost) não terminou a corrida.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Gran Piemonte