Jordi Meeus regressa aos triunfos na Binche-Chimay-Binche!
O belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a Binche-Chimay-Binche, uma clássica de 204,5km com partida e chegada em Binche, batendo ao sprint o neerlandês Nils Eekhoff (Team Picnic PostNL) e o francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike). Meeus confirmou o seu bom momento de forma e regressou aos triunfos, 4 meses depois.
Começo ofensivo, mas fuga não consegue formar-se
A Binche-Chimay-Binche começou com um ritmo alto. Ao km 17, Nils Politt (UAE Team Emirates – XRG) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 5km depois, o alemão foi alcançado. Logo a seguir, os ataques continuaram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Ao km 72, Alec Segaert e Jenno Berckmoes (Lotto), Riley Sheehan (Israel – Premier Tech), Florian Vermeersch (Lotto), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Laurenz Rex (Intermarché – Wanty), Victor Campenaerts (Team Visma | Lease a Bike), Jochem Kerckhaert (BEAT Cycling Club) e Tim Marsman (VolkerWessels Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e conseguiram uma vantagem de 30s. 16km depois, Berckmoes decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. Poucos kms depois, o grupo da frente acabou também por ser alcançado.
Ataques continuam e pelotão acaba por partir
A cerca de 100km do fim, Baptiste Veistroffer (Lotto), Niklas Behrens (Team Visma | Lease a Bike), Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels), Tom van Asbroeck (Israel – Premier Tech) e Joppe Heremans (VolkerWessels Pro Cycling Team) saíram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem. 8km depois, o ritmo do pelotão seguiu elevado e um corte acabou por acontecer. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) ficou cortado e perdeu assim as suas chances de lutar pela vitória.
A 75km do fim, os cinco da frente foram alcançados. 12km depois, Pierre Thierry (Arkea-B&B Hotels), Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates – XRG) e Dylan Vandenstorme (Team Flanders – Baloise) saíram do pelotão e conseguiram uma vantagem de cerca de 30s. A 47km do fim, Vanderstorme deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado. Poucos kms depois, o pelotão aumentou o ritmo, mas não estava fácil fechar o espaço para Bjerg e Thierry.
Grande sprint de Jordi Meeus
A 14km da meta, Andreas Stokbro (Unibet Tietema Rockets) atacou e fez a ponte para Mikkel Bjerg e Pierre Thierry. 4km depois, os três acabaram por ser alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
Nos kms finais, o ritmo era elevado com várias equipas a tentar manter o seu sprinter bem colocado na frente do pelotão. Nos metros finais, no início da rampa final em pavê, Jordi Meeus lançou o sprint final com Nils Eekhoff na sua roda. O neerlandês tentou, mas não teve capacidade para passar o belga que conquistou assim a Binche-Chimay-Binche. Christophe Laporte, depois de ter tido um ano afetado por uma longa recuperação, conseguiu regressar aos pódios! O francês foi mais forte ao sprint que Jenno Berckmoes para ser terceiro.
António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foi 22º.

A despedida de um nome conhecido do pelotão
Esta edição da Binche-Chimay-Binche também ficou marcada pela retirada do francês Adrien Petit (Intermarché – Wanty). O francês vão um excelente gregário ao longo da sua carreira e somou 11 vitórias UCI! Destas vitórias, destacam-se a da Tro-Bron Leon em 2014, o prólogo do Tour de Luxembourg em 2015 e uma vitória de etapa no 4 Jours de Dunkerque em 2017. Para além disto, o francês foi 6º e 9º na Paris-Roubaix em 2022 e 2017, respetivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images