Elisa Longo Borghini bate Demi Vollering e vence Tre Valli Varesine!
A campeã italiana Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) venceu a Tre Valli Varesine Women, uma clássica de 136,8km entre Busto Arsizio e Varese, batendo ao sprint a neerlandesa, Campeã da Europa, Demi Vollering (FDJ-Suez). A suíça Noemi Ruegg (EF Education – Oatly) impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para completar o pódio a 19s.
Corrida ofensiva desde o começo
A Tre Valli Varesine começou com Ema Comte (Cofidis), Argiro Milaki e Eleonora La Bella (Aromitalia 3T Vaiano), Irma Siri (Top Girls Fassa Bortolo) e Lara Crestanello (Born to Win BTC City Ljubljana Zhiraf) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. As cinco conseguiram uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. Ao km 46, Siri e Milaki cederam e foram alcançadas. 20km depois, Comte, Crestanello e La Bella foram também alcançadas pelo pelotão.
A 54km do fim, Noemi Ruegg, Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek), Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team), Cecilie Uttrup Ludwig (Canyon//SRAM zondacrypto), Elise Chabbey (FDJ-Suez), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Monica Colonel (Liv AlUla Jayco), Cat Ferguson (Movistar Team), Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) e Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 10km depois, Demi Vollering e Elisa Longo Borghini saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o grupo da frente
Favoritas começam a mexer na corrida
A 40km do fim, Juliette Labous (FDJ-Suez), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Magdeleine Vallieres (EF Education – Oatly) juntaram-se ao grupo da frente. 10km depois, Elisa Longo Borghini atacou e foi seguida por Demi Vollering e Niamh Fisher-Black. A 25km do fim, as três foram alcançadas pelas perseguidoras. 4km depois, Vallieres e Swinkels atacaram e conseguiram uma vantagem de 20s.
A 14km da meta, Karlijn Swinkels cedeu e foi alcançada pelo grupo perseguidor. 1km depois, Demi Vollering, Niamh Fisher-Black e Elisa Longo Borghini fizeram a ponte para Magdeleine Vallieres. Poucos kms depois, as quatro da frente começaram a marcar-se e estava num constante para e arranca. A cerca de 5km da meta, as quatro da frente foram alcançadas.
Campeã italiana bate a Campeã da Europa
A 3,3km da meta, já na subida final em Varese, Yara Kasteijn atacou e foi seguida por Demi Vollering, Elisa Longo Borghini e Niamh Fisher-Black. 300 metros depois, Vollering acelerou e foi apenas seguida por Longo Borghini. A campeã italiana não cooperava com a Campeã da Europa, que seguia com fortes acelerações, mas não conseguiu isolar-se. Fisher-Black e Kastelijn receberam a companhia de Magdeleine Vallieres, Noemi Ruegg, Eleonora Gasparrini, Juliette Labous, Monica Colonel e Cecilie Uttrup Ludwig.
Demi Vollering manteve um forte ritmo com Elisa Longo Borghini na sua roda e as duas acabaram por disputar a vitória ao sprint. Longo Borghini aproveitou um momento de distração de Vollering para lançar o sprint final. A campeã da Europa ainda tentou, mas não conseguiu passar a campeã italiana que conquistou assim a Tre Valli Varesine pela 2ª vez na sua carreira. Noemi Ruegg bateu Eleonora Gasparrini num apertado sprint para ser 3ª a 19s. Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) foi apenas 20ª a 9:01.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images