David Gaudu bate Mads Pedersen e conquista etapa 3 da La Vuelta!
O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) venceu a terceira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 134.6km entre San Maurizio Canavese e Ceres, batendo ao sprint os dinamarqueses Mads Pedersen (Lidl – Trek) e Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike). Vingegaard e Gaudu ficaram com o mesmo tempo na classificação geral, mas como o dinamarquês tem uma melhor soma de resultados mantém assim a camisola vermelha.
Fuga facilmente se forma
A terceira etapa da La Vuelta a España começou com Sean Quinn (EF Education – EasyPost), Luca van Boven (Intermarché – Wanty), Patrick Gamper (Liv AlUla Jayco) e Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela Lidl – Trek.
Ao km 60, já na subida em Issiglio, com 5.5km a 6.5%, Patrick Gamper e Luca van Boven acabaram por ceder. 5km depois, Alessandro Verre foi o primeiro a passar no alto na primeira contagem do dia. O ritmo do pelotão também aumentou e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) acabou por ceder. Gamper e van Boven acabaram por ser alcançados. A 57km do fim, Sean Quinn somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Mads Pedersen bateu Jonas Vingegaard para ser terceiro no sprint intermédio e somar 2s de bonificação.
Vitória surpreendente de David Gaudu em Ceres
A 39km do fim, Sean Quinn atacou e conseguiu isolar-se. Martin Lopez (XDS Astana Team) ficou envolvida numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. 4km depois, Alessandro Verre foi alcançado. Logo a seguir, Jasper Philipsen conseguiu reentrar no pelotão. A 19km da meta, Quinn foi também alcançado pelo pelotão. 11km depois, Philipsen perdeu novamente o contacto com o pelotão. O ritmo da corrida era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão.
A 2.6km da meta, os ciclistas entraram na subida final em Ceres, que tem uma pendente média de 3.6%. 2km depois, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) assumiu o comando com Mads Pedersen na sua roda e o pelotão estava completamente esticado. Pedersen foi para a frente antes da última curva com Jonas Vingegaard e David Gaudu na sua roda. Gaudu passou Vingegaard na curva final e saiu ao lado de Pedersen para a reta final. O francês conseguiu ser mais forte que Pedersen, nos metros finais, para regressar assim aos triunfos no World Tour na etapa 3 da La Vuelta a España. Vingegaard ainda foi terceiro.
João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) foi 28º, com o mesmo tempo do vencedor, e é agora 11º, na geral, a 16s. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 95º a 1:05.
Jonas Vingegaard manteve assim a liderança da classificação geral e é o novo líder dos pontos da La Vuelta a España. Alessandro Verre regressa à liderança da montanha e Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) segue líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
