Jonas Vingegaard vence etapa 2 e sobe à liderança da La Vuelta! João Almeida foi 5º a 2s!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 159.6km entre Alba e Limone Piemonte, batendo ao sprint o italiano Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e o francês David Gaudu (Groupama – FDJ). Vingegaard somou a sua terceira vitória da temporada e é assim o novo camisola vermelha.
Fuga facilmente se forma
A segunda etapa da La Vuelta a España começou com Gal Glivar (Alpecin – Deceuninck), Nico Denz (Red Bull – Bora – hansgrohe), Jakub Otruba (Caja Rural – Seguros RGA) e Liam Slock (Lotto) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 10, Sinuhe Fernandez (Burgos Burpellet BH) atacou e tentava chegar ao grupo da frente. Denz perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. 17km depois, Fernandez fez a ponte para o trio da frente.
Ao km 68, no sprint intermédio do dia, Liam Slock conquistou a pontuação máxima. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Q36.5 Pro Cycling Team. A 46km do fim, Sinuhe Fernandez perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 6km depois, Guillaume Martin (Groupama – FDJ) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida.
Queda marca etapa antes da subida final
A 27km do fim, uma grande queda aconteceu no pelotão. Jonas Vingegaard, Sepp Kuss e Axel Zingle (Team Visma | Lease a Bike) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) foram alguns dos envolvidos. Vingegaard, Kuss e Pidcock conseguiram reentrar no pelotão. Zingle esteve para abandonar, mas conseguiu seguir em prova.
A 9.8km da meta, os ciclistas entraram na subida final em Limone Piemonte, que tem uma pendente média de 5.1%. 1.8km depois, Liam Slock atacou e conseguiu isolar-se. Jakub Otruba e Gal Glivar foram alcançados pelo pelotão. A 6km da meta, Slock foi também alcançado. 3km depois, os ciclistas entraram na fase mais dura da subida e o pelotão começava a perder elementos. A Lidl – Trek assumiu o comando e impunha um forte ritmo.

Jonas Vingegaard impõe-se em Limone Piemonte
A 800 metros da meta, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) aumentou o ritmo e começou a partir ainda mais o pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) estava bem colocado, mas teve de gastar para subir no grupo. 200 metros depois, Marc Soler (UAE Team Emirates – XRG) conseguiu um ligeiro espaço, mas Sepp Kuss assumiu a perseguição e rapidamente fechou o espaço.
Nos metros finais, Giulio Ciccone lançou o sprint final com Jonas Vingegaard na sua roda. O dinamarquês conseguiu passar o italiano, mesmo em cima do risco de meta, para conquistar assim a etapa 2 da La Vuelta a España. David Gaudu foi mais forte que Egan Bernal (Ineos Grenadiers) para ser terceiro com o mesmo tempo do vencedor. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) acabou por perder 21s.
João Almeida mostrou-se bem na fase final e foi 5º a 2s. O português é agora 12º, na geral, a 12s. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 153º a 11:00.
Jonas Vingegaard é assim o novo líder da classificação geral e da montanha da La Vuelta a España. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) é o novo líder da juventude e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) segue líder dos pontos.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: La Vuelta
