Arnaud De Lie conquista Renewi Tour com vitória na etapa final!
O belga Arnaud De Lie (Lotto) venceu a última etapa do Renewi Tour, uma ligação de 184.5km com partida e chegada em Leuven, batendo ao sprint o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) num reduzido pelotão. O belga Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) foi alcançado, mesmo em cima do risco de meta, e ainda foi terceiro. De Lie somou a sua segunda vitória da temporada e garantiu a vitória na classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A última etapa do Renewi Tour começou com Sean Flynn (Team Picnic PostNL), Lewis Askey (Groupama – FDJ) e Siebe Deweirdt (Team Flanders – Baloise) a saírem do pelotão e a conseguiram uma pequena vantagem. Ao km 18, os três da frente foram alcançados. Poucos kms depois, Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike), Kasper Asgreen (EF Education – EasyPost), Aivaras Mikutis (Tudor Pro Cycling Team) e Deweirdt atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 77, no primeiro sprint intermédio do dia, Siebe Deweirdt somou a pontuação máxima. A 70km do fim, o ritmo do pelotão aumentou e o vários ciclistas começavam a ceder. 4km depois, esse forte ritmo provocou um corte no pelotão. A 53km do do fim, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. Cerca de 3km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada.
Fortes nomes começam a mexer na corrida
A 48km do fim, Alberto Bettiol (XDS Astana Team) atacou e recebeu a companhia de Stan Dewulf (Decathhlon AG2R La Mondiale), Fred Wright (Bahrain Victorious) e Mathias Vacek (Lidl – Trek). 2km depois, os quatro acabaram por ser alcançados. Bettiol conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. A 40km do fim, Axel Huens (Unibet Tietema Rockets) e Davide Ballerini (XDS Astana Team) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 6km depois, Mathieu van der Poel atacou, mas foi rapidamente alcançado. Logo a seguir, Huens cedeu e foi alcançado.
A 25km da meta, Davide Ballerini foi alcançado. 3km depois, no km de ouro, Fred Wright somou 6s de bonificação, Toms Skujins (Lidl – Trek) e Alberto Bettiol 4s, Mathieu van der Poel 3s e Arnaud De Lie 1s. Logo a seguir, Bettiol, Wright, Van der Poel, Skujins e Tim Wellens (UAE Team Emirates – XRG) conseguiram uma pequena vantagem. A cerca de 13km da meta, o grupo da frente foi alcançado.
Arnaud De Lie histórico em Leuven
A 7.5km da meta, Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Lorenzo Milesi (Movistar Team) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step) conseguiram uma pequena vantagem. 1.5km depois, Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Thibau Nys (Lidl – Trek) e Stan Dewulf chegaram ao grupo da frente. A 5km da meta, os seis da frente foram alcançados. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) perdeu o contacto com o pelotão. Logo a seguir, Mathieu van der Poel tentou isolar-se, mas foi rapidamente alcançado.
A 1km da meta, Dries De Bondt tentou surpreender com um ataque de longe e ganhou um espaço importante. Mathieu van der Poel lançou o sprint final e Arnaud De Lie rapidamente se colocou ao seu lado. Mesmo em cima do risco de meta, os dois passaram por De Bondt com o belga a ser mais forte que o neerlandês para vencer assim a etapa final do Renewi Tour.
Rui Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foram 74º e 75º, respetivamente, ambos a 5:44. Na geral, Morgado foi 77º a 20:40 e Rui 78º a 20:47.
Arnaud De Lie é assim o grande vencedor do Renewi Tour, batendo Mathieu van der Poel por 3s e Tim Wellens por 31s. Pavel Bittner (Team Picnic PostNL) venceu a classificação por pontos, Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck) a juventude e Siebe Deweirdt os sprints intermédios.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Dion Kerckhoffs/Cor Vos
