Maeva Squiban bisa na etapa 7 do Tour de France Femmes! Kim Le Court segue líder da geral!
A francesa Maeva Squiban (UAE Team ADQ) venceu a sétima etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 159.7km entre Bourg-en-Bresse e Chambéry, após isolar-se a 22km da meta! A francesa Cedrine Kerbaol (EF Education – Oatly) foi segunda e a americana Ruth Edwards (Human Powered Health) terceira, ambas a 51s. A Campeã da Maurícia, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) sofreu na última subida do dia, mas conseguiu chegar com as favoritas para manter assim a camisola amarela.
Grande fuga ganha espaço importante
A sétima etapa do Tour de France Femmes começou com um ritmo alto. Ao km 10, Maeva Squiban atacou e formou a fuga do dia. 2km depois, Lucinda Brand (Lidl – Trek) fez a ponte para a francesa. Poucos kms depois, Chloé Dygert (Canyon//SRAM zondacrypto), Marie Le Net (FDJ-Suez), Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime), Mareille Meijering (Movistar Team), Shirin van Anrooij (Lidl – Trek), Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team), Megan Jastrab (Team Picnic PostNL), Susanne Andersen (Uno-X Mobility), Célia Le Mouel (Ceratizit Pro Cycling Team), Ruth Edwards, Alicia Gonzalez (St Michel – Preference Home – Auber93), Alice Arzuffi (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Fiona Mangan (Winspace Orange Seal) e Maud Rijnbeek e Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) chegaram às duas da frente.
Ao km 45, Soraya Paladin (Canyon//SRAM zondacrypto) ficou envolvida numa queda e foi obrigada a abandonar a corrida. 28km depois, no sprint intermédio do dia, Fiona Mangan somou a pontuação máxima. A fuga conseguiu uma vantagem de cerca de 4:30 sobre o pelotão.
Corrida começa a partir no Col du Granier
A 48km do fim, na primeira contagem do dia, Maeva Squiban foi a primeira a passar no alto. Alicia Gonzalez, Lucinda Brand, Susanne Andersen e Fiona Mangan perderam o contacto com o pelotão e foram alcançadas. 13km depois, na segunda contagem do dia, Squiban foi novamente a primeira a passar no topo.
A cerca de 30km do fim, Maud Rijnbeek atacou e conseguiu uma vantagem de 30s. 4km depois, as ciclistas entraram no Col du Granier, com 8.9km a 5.4%. Mareille Meijering e Ruth Edwards saltaram do grupo perseguidor e fizeram a ponte para Rijnbeek. Poucos metros depois, Rijnbeek perdeu o contacto com o grupo da frente. A 23km da meta, Maeva Squiban atacou e fez a ponte para as duas da frente. Shirin van Anrooij a ritmo seguia a cerca de 10s da frente da corrida. Logo a seguir, a Fenix – Deceuninck acelerou e o pelotão começou a partir.
Maeva Squiban isola-se e camisola amarela passa dificuldades.
A 21.5km da meta, Maeva Squiban acelerou e foi apenas seguida por Mareille Meijering. Ruth Edwards recebeu a companhia de Shirin van Anrooij. 1.5km depois, Squiban acelerou novamente e Meijering acabou por ceder. No pelotão, Kim Le Court e Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) acabavam por ceder e a ritmo tentavam minimizar as perdas.
A 19km da meta, Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacou e foi seguida por Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team), Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto), Demi Vollering e Juliette Labous (FDJ-Suez), Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime), Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Leasea Bike) e Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek). Ruth Edwards e Shirin van Anrooij passaram por Mareille Meijering, mas já seguiam a 1:00 da frente da corrida. 2km depois, Maeva Squiban foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia. Kim Le Court seguia a cerca de 35s do grupo das favoritas.
Grande solo de Maeva Squiban e Kim Le Court consegue segurar a camisola amarela
A 9km da meta, já na descida do Col du Granier, Cedrine Kerbaol reentrou no grupo das favoritas. Sarah Gigante passava dificuldades, mas graças a um grande trabalho de Justine Ghekiere, que foi alcançada da fuga, conseguia manter-se com as favoritas. Cerca de 4km depois, o grupo de Kim Le Court chegou ao grupo das favoritas. Poucos kms depois, Kerbaol atacou e conseguiu uma pequena vantagem.
Maeva Squiban manteve o seu ritmo e bisou assim na etapa 7 do Tour de France Femmes. Nos metros finais, Ruth Edwards largou Shirin van Anrooij. Cedrine Kerbaol passou direta por van Anrooij e chegou a Edwards. A francesa conseguiu bater ao sprint a americana para ser assim 2ª a 51s. Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) venceu o sprint do grupo das favoritas para ser 5ª a 1:00. Sarah Gigante, Evita Muzic (FDJ-Suez) e Pauliena Rooijakkers cortaram, nos kms finais, e ainda perderam 11s.
Kim Le Court manteve assim a liderança da classificação geral do Tour de France Femmes. Elise Chabbey (FDJ-Suez) segue líder da montanha e Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) dos pontos. Nienke Vinke (Team Picnic PostNL) é a nova líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO