Maeva Squiban estreia-se a vencer no World Tour na etapa 6 do Tour de France Femmes!
Maeva Squiban (UAE Team ADQ) venceu a sexta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 123.7km entre Clermont-Ferrand e Ambert, após isolar-se a 32.2km da meta. A francesa bateu a sua compatriota Juliette Labous (FDJ-Suez) por 1:09. A Campeã da Maurícia, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) venceu o sprint do reduzido pelotão para ser terceira a 1:13 e segurar a sua camisola amarela.
Grande fuga consegue formar-se
A sexta etapa do Tour de France Femems começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 23, Elise Chabbey e Amber Kraak (FDJ-Suez), Mischa Bredewold e Femke Gerritse (Team SD Worx – Protime), Letizia Paternoster e Silke Smulders (Liv AlUla Jayco), Jelena Eric e Liane Lippert (Movistar Team), Emma Norsgaard e Lauretta Hanson (Lidl – Trek), Linda Zanetti (Uno-X Mobility), Pfeiffer Georgi (Team Picnic PostNL), Soraya Paladin (Canyon//SRAM zondacrypto), Brodie Chapman (UAE Team ADQ), Lily Williams (Human Powered Health), Laura Molenaar (VolkerWessels Pro Cycling Team), Morgane Coston (Roland Le Devoluy), Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck), Ilse Pluimers (AG Insurance-Soudal Team) e Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
Ao km 30, no sprint intermédio do dia, Elise Chabbey somou a pontuação máxima. 7km depois, a suíça foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia. Ilse Pluimers perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançada. Ao km 45, na segunda contagem do dia, Brodie Chapman foi a primeira a passar no alto. Mischa Bredewold, Letizia Paternoster, Emma Norsgaard, Linda Zanetti, Lily Williams, Jelena Eric e Laura Molenaar deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foram alcançadas.
Maeva Squiban consegue isolar-se
A 54.7km do fim, as ciclistas entram na principal subida do dia, o Col du Béal, com 10.2km a 5.6%. Femke Gerritse e Pfeiffer Georgi rapidamente perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançadas. A AG Insurance-Soudal Team aumentou o ritmo do pelotão, que começava a perder vários elementos. 7km depois, Soraya Paladin cedeu e foi também alcançada.
A 44km do fim, Elise Chabbey foi a primeira a passar no alto da terceira contagem do dia. Poucos kms depois, na descida, a suíça acelerou e conseguiu isolar-se. Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) passou dificuldades no pelotão, mas graças a um grande trabalho de Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) conseguiu manter-se no grupo. A 33km do fim, Chabbey foi alcançada pelo pelotão. 800 metros depois, Maeva Squiban atacou e conseguiu isolar-se. No pelotão ficaram a marcar-se e a francesa ganhou um espaço importante.
Grande solo de Maeva Squiban leva franceses ao rubro em Ambert
A 29km da meta, Maeva Squiban foi a primeira a passar no alto da última contagem do dia. 17km depois, no sprint bonificado, a francesa conquistou a bonificação máxima e tinha uma vantagem de 1:15 sobre o pelotão. Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) conseguiu somar mais 4s de bonificação e Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) 2s. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A cerca de 9km da meta, Juliette Labous (FDJ-Suez) atacou e tentava recuperar alguns segundos na geral.
Maeva Squiban manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 6 do Tour de France Femmes. Juliette Labous conseguiu ser segunda a 1:09. Kim Le Court bateu ao sprint Demi Vollering (FDJ-Suez) no reduzido pelotão para completar o pódio a 1:13.
Kim Le Court manteve assim a liderança da classificação geral do Tour de France Femmes. Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) segue líder dos pontos, Elise Chabbey da montanha e Julie Bego (Cofidis) da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO