Clement Izquierdo vence etapa final do Tour de Wallonie! Corbin Strong conquista geral!

O francês Clement Izquierdo (Cofidis) venceu a última etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 183.5km com partida e chegada em Bertrix, após a aguentar, nos metros finais, o forte sprint do neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech). O italiano Lorenzo Milesi (Movistar Team) completou o pódio. Com o segundo lugar na etapa, Strong garantiu assim a primeira geral de uma prova por etapas da sua carreira.

Grande fuga consegue formar-se

A etapa final do Tour de Wallonie começou com diversas tentativas de ataque com Matevz Govekar (Bahrain Victorious), Clement Izquierdo, Lorenzo Milesi, Ben Swift (Ineos Grenadiers), Olivier Le Gac e Remy Rochas (Groupama – FDJ), Filip Maciejuk (Red Bull – Bora – hansgrohe), Baptiste Veistroffer (Lotto), Siebe Deweirdt (Team Flanders – Baloise), Henri-François Renard-Haquin (Wagner Bazin WB), Gianni Marchand (Tarteletto – Isorex), David Haverdings (Baloise Trek Lions) e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) a formarem a fuga do dia.

Ao km 9, na primeira contagem do dia, Henri-François Renard-Haquin foi o primeiro a passar no topo. 5km depois, o francês foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia. A fuga conseguiu uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão. Ao km 44, na terceira contagem do dia, Renard-Haquin foi o primeiro a passar no alto. 16km depois, Matevz Govekar foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. Poucos kms depois, Renard-Haquin foi o mais forte na quinta contagem do dia.

Fuga segue com boa vantagem sobre o pelotão

A 89km do fim, na sexta contagem do dia, Henri-François Renard-Haquin foi o primeiro a passar no topo. Michael Vanthourenhout perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. No frente da corrida estavam a cooperar muito bem e o pelotão seguia a mais de 4:00. A 58km do fim, Renard-Haquin foi o primeiro a passar no topo da sétima contagem do dia. 4km depois, Clement Izquierdo atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançado. Renard Haquin acabou por somar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia.

A 36km do fim, Henri-François Renard-Haquin foi também o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. 8km depois, o francês foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. O ritmo do pelotão aumentou e o grupo da frente tinha agora uma vantagem de apenas 1:30. A 24km do fim, Siebe Deweirdt conseguiu uma ligeira vantagem. 5km depois, o belga foi alcançado pelo grupo perseguidor.

Clement Izquierdo vinga a fuga e Corbin Strong garante a geral

A 7.6km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Côte de la Maljoyeuse, com 2.1km a 6.4%. Remy Rochas atacou de imediato e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Um grupo composto por Clement Izquierdo, Lorenzo Milesi, Ben Swift e Gianni Marchand formou-se em perseguição ao francês. 1km depois, Rochas tinha apenas 5s de vantagem sobre os quatro perseguidores e 50s sobre o pelotão. A cerca de 5km da meta, o grupo perseguidor fez a ponte para o ciclista da Groupama – FDJ.

A 4km da meta, Gianni Marchand tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 3km depois, o belga atacou e conseguiu um ligeiro espaço. No início do km final, Marchand foi alcançado pelos quatro perseguidores. O pelotão estava cada vez mais próximo e a marcação na frente da corrida não estava a ajudar os sobreviventes da fuga do dia.

Nos metros finais, Lorenzo Milesi lançou o sprint final e só Clement Izquierdo teve capacidade para responder. Na última curva, Izquierdo passou Milesi, mas Corbin Strong vinha a “voar” vindo do pelotão. O neozelandês passou por quatro dos sobreviventes da fuga do dia, mas não conseguiu passar por Izquierdo que estreou-se assim a vencer como profissional na etapa final do Tour de Wallonie.

Corbin Strong é o grande vencedor do Tour de Wallonie, batendo, o melhor jovem, Mathias Vacek (Lidl – Trek) por 9s e Oliver Knight (Cofidis) por 22s. O neozelandês também venceu os pontos. Henri-François Renard-Haquin venceu a montanha e os sprints intermédios.

Corbin Strong é o grande vencedor do Tour de Wallonie (Foto: SprintCyclingAgency)
Corbin Strong é o grande vencedor do Tour de Wallonie (Foto: SprintCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock