Histórica! Kim Le Court vence etapa 5 do Tour de France Femmes e regressa à liderança da geral!

A Campeã da Maurícia, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) venceu a quinta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 165.8km entre Chasseneuil-du-Poitou e Guéret, batendo ao sprint as neerlandesas Demi Vollering (FDJ-Suez) e Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime). Le Court fez história ao tornar-se na primeira ciclista do continente africano a vencer uma etapa do Tour e regressou também à liderança da geral.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A quinta etapa do Tour de France Femmes começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 23, Elena Cecchini (Team SD Worx – Protime) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 2km depois, a italiana acabou por ser alcançada. Ao km 27, Laura Molenaar (VolkerWessels Pro Cycling Team), Alison Jackson (EF Education – Oatly) e Teuntje Beekhuis (Uno-X Mobility) saltaram do pelotão e conseguiram uma ligeira vantagem. 5km depois, as três foram alcançadas. Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) ficou envolvida numa queda e foi obrigada a abandonar a corrida.

Ao km 35, Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime), Elisa Balsamo (Lidl – Trek) e Monica Colonel (Liv AlUla Jayco) ficaram envolvidas numa queda. Wiebes conseguiu seguir em prova, mas Balsamo e Colonel foram obrigadas a abandonar. Cerca de 15km depois, Francesca Barale (Team Picnic PostNL) saltou do pelotão e formou a fuga do dia. Ao km 57, Anneke Dijkstra (VolkerWessels Pro Cycling Team) fez a ponte para a italiana. 6km depois, Catalina Soto (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Alison Jackson juntaram-se também às duas da frente.

Corrida começa a partir

Ao km 70, Brodie Chapman (UAE Team ADQ) atacou e tentava a solo chegar às quatro da frente. 6km depois, a australiana juntou-se à fuga do dia. Riejanne Markus (Lidl – Trek) tentou também chegar ao grupo da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. As cinco da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão.

A 40km do fim, no sprint intermédio do dia, Alison Jackson somou a pontuação máxima. 4km depois, Catalina Soto e Anneke Dijkstra perderam o contacto com o grupo da frente. Brodie Chapman foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia. A 25km do fim, a australiana atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Alison Jackson e Francesa Barale acabaram por ser alcançadas. 3km depois, Chapman foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. O ritmo do pelotão aumentou e Lorena Wiebes acabava por ceder.

Forte grupo isola-se na última subida do dia

A 17km da meta, Silke Smulders (Liv AlUla Jayco) e Maeva Squiban (UAE Team ADQ) atacaram e fizeram a ponte para Brodie Chapman. 2km depois, Dilyxine Miermont (Ceratizit Pro Cycling Team) e Shirin van Anrooij (Lidl – Trek) chegaram também ao grupo da frente. A 11km da meta, Chapman e Miermont cederam e foram alcançadas. 1.1km depois, as ciclistas entraram na última subida do dia, a Le Maupuy, com 2.8km a 5.4%. Smulders, Squiban e van Anrooij foram rapidamente alcançadas. A Canyon//SRAM zondacrypto impunha um forte ritmo e o pelotão começava a partir.

A 8km da meta, no sprint bonificado, Kim Le Court atacou e somou 6s de bonificação. Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) conquistou 4s e Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) 2s. As três continuaram com o ataque e foram seguidas por Demi Vollering, Anna van der Breggen, Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) e Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck). Gigante mostrou-se de imediato ao serviço de Le Court. Breggen foi a primeira a passar no topo da última contagem do dia.

Kim Le Court faz história em Guéret

Na descida da última subida do dia, Anna van der Breggen e Katarzyna Niewiadoma-Phinney atacaram. Nenhuma das duas conseguiu fazer diferenças, mas fizeram com que Sarah Gigante cedesse. A 3.5km da meta, Gigante conseguiu reentrar no grupo da frente graças à marcação das principais favoritas. A australiana rapidamente assumiu o comando e mantinha um ritmo alto em prol de Kim Le Court.

Já no km final, Anna van der Breggen tentou surpreender com um ataque de longe, mas Kim Le Court fechou o espaço. A Campeã da Maurícia lançou o sprint final e, nos últimos metros, aguentou a forte aproximação de Demi Vollering para conquistar assim a etapa 5 do Tour de France Femmes. Anna van der Breggen foi mais forte que Katarzyna Niewiadoma-Phinney para completar o pódio. Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) venceu o sprint no grupo perseguidor para ser 8ª a 33s.

Kim Le Court é assim a nova líder da classificação geral do Tour de France Femmes. Lorena Wiebes segue líder dos pontos, Elise Chabbey (FDJ-Suez) da montanha e Julie Bego (Cofidis) da juventude.

Kim Le Court volta a envergar a camisola amarela nesta edição do Tour de France Femmes
Kim Le Court volta a envergar a camisola amarela nesta edição do Tour de France Femmes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock