Nienke Veenhoven conquista primeira vitória como profissional na etapa 2 do Baloise Ladies Tour!
A neerlandesa Nienke Veenhoven (Team Visma | Lease a Bike) venceu a segunda etapa do Baloise Ladies Tour, uma ligação de 127km com partida e chegada em Zulte, batendo ao sprint a italiana Barbara Guarischi (Team SD Worx – Protime) e a polaca Karolina Kumiega (KDM – Pack Cycling Team). Charlotte Kool (Team Picnic PostNL) foi apenas sétima, mas segue líder da classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Baloise Ladies Tour começou com Aidi Tuisk (Team Coop – Repsol), Matilde Vitillo (Liv AlUla Jayco Women’s Continental Team), Léa Stern (KDM – Pack Cycling Team), Natalie Quinn (Seleção dos Estados Unidos) e Rose Kloese (WV Schijndel) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. As cinco conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela Team Picnic PostNL e a Lidl – Trek.
A 61km do fim, Ellen van Dijk (Lidl – Trek) sofreu uma queda. A neerlandesa rapidamente remontou à bicicleta e reentrou no pelotão. 6km depois, Natalie Quinn conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A 34km do fim, a fuga do dia foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Julie Stockman (DD Group Pro Cycling Team) somou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
Grande sprint de Nienke Veenhoven
A 24km da meta, Febe Jooris (UAE Development Team) e Henrietta Colborne (Velopro – Alphamotorhomes) saltaram do pelotão e conseguiram uma vantagem de 20s. 13km depois, Colborne perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançada. A 9km da meta, Jooris foi também alcançada. Logo a seguir, Femke Markus (Team SD Worx – Protime) atacou e conseguiu uma vantagem de 10s. A cerca de 3km da meta, a neerlandesa foi alcançada. O ritmo da corrida era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão.
Nos metros finais, Barbara Guarischi lançou o sprint final e Chiara Consonni (Canyon//SRAM zondacrypto) rapidamente se colocou ao seu lado. Nienke Veenhoven vinha embalada de trás e conseguiu passar pelas duas italianas para estrear-se assim a vencer como profissional na etapa 2 do Baloise Ladies Tour. Guarischi ainda conseguiu ser segunda. Karolina Kumiega passou Consonni, mesmo em cima do risco de meta, para ser terceira. Charlotte Kool ficou fechada e foi apenas sétima.
Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) foi 103ª a 29s.
Charlotte Kool manteve assim a liderança da classificação geral do Baloise Ladies Tour. Nienke Veenhoven é a nova líder da juventude e dos pontos. Julie Stockman segue líder dos sprints intermédios.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos
