Iván Romeo vence em fuga a etapa 3 do Critérium du Dauphiné e é o novo líder da geral!

O espanhol Iván Romeo (Movistar Team) venceu a terceira etapa do Critérium du Dauphiné, uma ligação de 207.2km entre Brioude e Charantonnay, após isolar-se a 5.8km da meta. O colombiano Harold Tejada (XDS Astana Team) bateu ao sprint o francês Louis Barré (Intermarché – Wanty) e o alemão Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) para ser segundo a 14s. Romeo estreou-se assim a vencer no World Tour e é o novo camisola amarela.

Começo bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A terceira etapa do Critérium du Dauphiné começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, na primeira contagem do dia, Ruben Guerreiro (Movistar Team) foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, Louis Barré (Intermarché – Wanty) foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Os ataques continuavam no pelotão e Jonathan Milan (Lidl – Trek) acabou por perder o contacto.

Ao km 27, Louis Barré atacou e conseguiu uma pequena vantagem. O francês acabou por somar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) somou 2s de bonificação e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) 1s. Logo a seguir, Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck), Axel Laurance e Michael Leonard (Ineos Grenadiers), Florian Lipowitz, Harold Tejada, Iván Romeo, Anthony Turgis (TotalEnergies), Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Krists Neilands (Israel – Premier Tech), Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla), Brieuc Rolland (Groupama – FDJ) e Julien Bernard (Lidl – Trek) fizeram a ponte para Barré.

Fuga mantém excelente vantagem e ataques acontecem na última subida do dia

Ao km 71, o grupo de Jonathan Milan reentrou no pelotão. A forte fuga do dia conseguiu uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. 7km depois, na terceira contagem do dia, Louis Barré foi o primeiro a passar no topo. A 77km do fim, o francês foi novamente o mais forte na quarta contagem do dia. A Soudal Quick-Step e a UAE Team Emirates – XRG assumiram o comando do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de cerca de 2:00.

A 20.2km do fim, os ciclistas entraram no Côte du Château Jaune, com 1.2km a 9.2%. A fuga tinha agora uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. Logo a seguir, Florian Lipowitz atacou e foi seguido por Julien Bernard, Andreas Leknessund e Harold Tejada. O alemão acabou por ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Mathieu van der Poel, Axel Laurance, Edward Dunbar, Brieuc Rolland, Iván Romeo e Louis Barré juntaram-se na perseguição ao quarteto da frente.

Ataque no momento certo dá vitória a Iván Romeo

A 13km da meta, Mathieu van der Poel e Louis Barré atacaram e juntaram-se ao grupo da frente. Logo a seguir, Axel Laurance, Edward Dunbar, Iván Romeo e Brieuc Rolland reentraram também na frente da corrida. Os ataques começaram a acontecer na dianteira, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. A 9km da meta, Iván Romeo conseguiu um pequeno espaço, mas o jovem espanhol foi rapidamente alcançado. 2km depois, Florian Lipowitz tentou isolar-se, mas não teve sucesso.

A 5.8km da meta, Iván Romeo aproveitou a marcação na frente da corrida para atacar e ganhou um espaço importante. 4.8km depois, o espanhol tinha uma vantagem de 18s sobre o grupo perseguidor. Florian Lipowitz sabia que tinha aqui um dia importante para ganhar segundos na geral e decidiu mexer na corrida, sendo apenas seguido por Harold Tejada e Louis Barré.

Iván Romeo manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 3 do Critérium du Dauphiné. Harold Tejada bateu ao sprint Louis Barré e Florian Lipowitz para ser segundo a 14s. Mathieu van der Poel fechou o top5 a 27s. Emilien Jeannière (TotalEnergies) venceu o sprint no pelotão para ser 11º a 1:08.

Rúben Guerreiro foi 35º a 1:08.

Iván Romeo é assim o novo líder da classificação geral e da juventude do Critérium du Dauphiné. Mathieu van der Poel segue líder dos pontos e Paul Ourselin (Cofidis) da montanha.

Iván Romeo é o novo camisola amarela do Critérium du Dauphiné (Foto: SprintCyclingAgency)
Iván Romeo é o novo camisola amarela do Critérium du Dauphiné (Foto: SprintCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock