Tadej Pogacar regressa com vitória na etapa 1 do Critérium du Dauphiné!
O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) venceu a primeira etapa do Critérium du Dauphiné, uma ligação de 195.8km entre Domérat e Montluçon, batendo ao sprint o dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). Pogacar regressou à competição, depois da vitória na Liège-Bastogne-Liège, e é assim o primeiro camisola amarela.
Fuga facilmente se forma
A primeira etapa do Critérium du Dauphiné começou com Pierre Thierry (Arkea-B&B Hotels) e Paul Ourselin (Cofidis) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os dois franceses conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Lidl – Trek e a Israel – Premier Tech. A 88km do fim, na primeira contagem do dia, Ourselin foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, o francês da Cofidis foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia.
A 70km do fim, Ourselin foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. 7km depois, Thierry conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. O pelotão aumentou o ritmo e a vantagem da fuga começava a cair. A 55km do fim, Ourselin foi o mais forte na quarta contagem do dia. Logo a seguir, o ciclista da Cofidis decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão.
Vários ataques nas últimas contagens do dia
A 38km do fim, Thierry foi o primeiro a passar no alto da quinta contagem do dia. Ben Healy (EF Education – EasyPost) e Tadej Pogacar mexeram no pelotão, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante. 1km depois, Fred Wright (Bahrain Victorious) saltou do pelotão e rapidamente fez a ponte para Thierry. Os dois tinham uma vantagem de cerca de 20s sobre o pelotão.
A 23km da meta, Thierry foi o primeiro a passar no topo da penúltima contagem do dia. Logo a seguir, o francês deixou de ter capacidade para seguir Wright e foi alcançado pelo pelotão. A 7km da meta, Wright foi alcançado. Poucos metros depois, no Côte de Buffon, com 0.6km a 8.6%, Axel Laurance (Ineos Grenadiers) atacou, mas não conseguiu isolar-se. Lukas Nerurkar (EF Education – EasyPost) contra atacou de imediato e foi o primeiro a passar no topo da subida. O britânico chegou a ter uma pequena vantagem, mas Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) fechou o espaço.
Estrelas do pelotão mundial surpreendem os sprinters
A 6km da meta, Maxim van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 400 metros depois, Jonas Vingegaard aproveitou a marcação no pelotão para atacar. O dinamarquês foi seguido por Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar e ganharam um espaço importante. Poucos metros depois, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Remco Evenepoel chegaram também ao grupo da frente. Os cinco começaram a colaborar e o pelotão estava com bastantes dificuldades em fechar o espaço.
No início do km final, os cinco da frente começaram a marcar-se. van der Poel chegou a ter uma ligeira vantagem, mas Buitrago rapidamente fechou o espaço. O colombiano tentou surpreender com um ataque de longe, mas van der Poel rapidamente agarrou a sua roda. O neerlandês acabou por ser obrigado a lançar o sprint de longe. Nos últimos metros, o neerlandês começou a quebrar e foi ultrapassado por Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. O dinamarquês tentou, mas não conseguiu passar o esloveno que venceu assim a etapa 1 do Critérium du Dauphiné. O pelotão ainda fechou o espaço com Jake Stewart (Israel – Premier Tech) a ser 5º.
Ruben Guerreiro (Movistar Team) foi 102º a 58s.
Tadej Pogacar é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Critérium du Dauphiné. Paul Ourselin é o primeiro líder da montanha e Remco Evenepoel da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images
