Kyrylo Tsarenko vinga a fuga na etapa 4 do Tour of Slovenia! Anders Johannessen é o novo líder!
O ucraniano Kyrylo Tsarenko (Team Solution Tech – Vini Fantini) venceu a quarta etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 175km entre Maribor e Golte, após isolar-se a 4.5km da meta. O italiano Samuele Zoccarato (Team Polti VisitMalta) era também da fuga do dia e conseguiu ser segundo a 28s. O jovem norueguês Anders Johannessen (Uno-X Mobility) fechou o pódio a 38s e é o novo camisola verde.
Fuga consegue grande vantagem
A quarta etapa do Tour of Slovenia começou com Kyrylo Tsarenko, Samuele Zoccarato, Carl-Frederik Bevort (Uno-X Mobility), Anze Skok (Adria Mobil), Dominik Rober (Benotti Berthold) e Mihael Stajnar (Pogi Team Gusto Ljubljana) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 19, no primeiro sprint bonificado do dia, Zoccarato somou a pontuação máxima. 20km depois, Rober foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A fuga conseguiu uma vantagem de cerca de 6:00 sobre o pelotão.
Ao km 87, no último sprint intermédio do dia, Skok conquistou a pontuação máxima. Alguns kms depois, Johannes Kulset (Uno-X Mobility) ficou envolvido numa queda, mas o norueguês rapidamente reentrou no pelotão. A 53km do fim, na primeira contagem do dia, Stajnar foi o primeiro a passar no topo. Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. A fuga seguia com uma vantagem de cerca de 5:00 sobre o pelotão.
Corrida começa a partir na subida final
A 13km da meta, os ciclistas entrarem na subida final, a Golte, que tem uma pendente média de 7.5%. Juaristi foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Lidl – Trek. Poucos kms depois, o grupo da frente acabou por partir e Kyrylo Tsarenko e Samuele Zoccarato acabaram por se isolar. O resto dos ciclistas que estavam na fuga inicial acabaram por ser alcançados. A 6km da meta, o duo da frente ainda tinha uma vantagem de 2:00. Poucos metros depois, Jon Castellon (Caja Rural – Seguros RGA) aproveitou a marcação no pelotão para atacar e conseguiu uma vantagem de 20s.
A 4.5km da meta, Samuele Zoccarato deixou de ter capacidade para seguir Kyrylo Tsarenko. 2km depois, Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do reduzido pelotão. A Lidl – Trek mexeu na corrida com Tao Geoghegan Hart e Juan Pedro Lopez, mas nenhum dos dois ganhou um espaço importante.
Grande triunfo de Kyrylo Tsarenko em fuga na etapa rainha
Já no km final, Anders Johannessen passou direto por Jon Castellon e tentava garantir a liderança da geral. Felix Grosschartner (UAE Team Emirates – XRG), Tao Geoghegan Hart e Johannes Kulset chegaram ao espanhol e tentava ainda fazer a ponte para o norueguês. Kyrylo Tsarenko manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa rainha do Tour of Slovenia. Samuele Zoccarato acabou por ser 2º a 28s. Anders Johannessen não quebrou e foi 3º a 38s. Felix Grosschartner ainda acelerou nos metros finais e chegou a apenas 3s do norueguês. Jakob Omrzel (Bahrain Victorious) fez uma bela subida a ritmo para ser 8º a 1:00.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi o melhor português em 35º a 4:48. António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foi 60º a 14:05 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) 108º a 21:04.
Anders Johannessen é assim o novo líder da classificação geral do Tour of Slovenia. Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) segue líder dos pontos, Fabio Christen da montanha e Jakob Omrzel da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sportida