Mara Roldan conquista etapa 2 do Tour of Britain Women! Kristen Faulkner é a nova líder!
A canadiana Mara Roldan (Team Picnic PostNL) venceu a segunda etapa do Tour of Britain Women, uma ligação de 114km entre Hartlepool e Saltburn-by-the-Sea, após isolar-se a 14km da meta. A neerlandesa Riejanne Markus (Lidl – Trek) foi segunda a 12s e a neozelandesa Ally Wollaston (FDJ-Suez) fechou o pódio a 18s. Kristen Faulkner (EF Education – Oatly) foi nona a 18s e é a nova líder da geral, após uma etapa marcada por várias quedas.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour of Britain Women começou com Tiffany Keep (DAS – Hutchinson), Madelaine Leech (Handsling Alba Development Road Team) e Lucy Gadd (Smurfit Westrock Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) ficou envolvida numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. Por volta do km 30, Leech teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar na frente da corrida. O trio da frente tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 41km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Keep somou a pontuação máxima. Logo a seguir, Leech deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançada. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 33km do fim, Gaad perdeu o contacto com Keep, que foi a primeira a passar no alto da primeira contagem do dia. 2km depois, a sul-africana foi também alcançada pelo pelotão.
Duas das grandes favoritas marcadas por quedas e Mara Roldan consegue isolar-se
A 27km do fim, o pelotão partiu por causa de uma queda na qual Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) ficou envolvida. Kim Le Court e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) cortaram ou ficaram envolvidas na queda e estavam assim também no grupo atrasado. Anna Henderson (Lidl – Trek) acabou por mexer na corrida e foi seguida por Megan Jastrab (Team Picnic PostNL). 3km depois, a britânica e a americana acabaram por ser alcançadas.
A 19km da meta, no segundo sprint intermédio do dia, Kristen Faulkner conquistou 3s de bonificação. Cat Ferguson (Movistar Team) somou 2s de bonificação e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) 1s. 5km depois, na Marske Lane, com 0.6km a 8.8%, Mara Roldan atacou e ganhou um espaço importante para ser a primeira a passar no topo da subida. Ninguém respondeu ao ataque da canadiana, pois esta perdeu tempo na etapa 1. O pelotão perdeu ainda mais elementos e era agora composto por cerca de 20 ciclistas.
Grande solo de Mara Roldan
A 9km da meta, Riejanne Markus aproveitou a marcação no pelotão para atacar e a solo tentava fazer a ponte para Mara Roldan. Cerca de 4km depois, a canadiana tinha uma vantagem de 15s sobre a neerlandesa e de 30s sobre o reduzido pelotão.
No muro final, Mara Roldan não quebrou e manteve a sua vantagem sobre as perseguidoras para estrear-se assim a vencer como profissional na etapa 2 do Tour of Britain Women. Riejanne Markus conseguiu ser segunda a 12s. O pelotão partiu no muro final e Ally Wollaston (FDJ-Suez) bateu ao sprint Megan Jastrab e Cat Ferguson para fechar o pódio a 18s. Lorena Wiebes e Kim Le Court chegaram a 2:50.
Kristen Faulkner é a nova líder da classificação geral, da montanha e dos pontos do Tour of Britain Women. A americana tem uma vantagem de 4s sobre Riejanne Markus e de 12s sobre Ally Wollaston. Cat Ferguson segue líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images