Kim Le Court conquista etapa 1 do Tour of Britain Women e é a primeira líder da geral.
A campeã da Maurícia, Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) venceu a primeira etapa do Tour of Britain Women, uma ligação de 82km entre Dalby Forest e Redcar, batendo ao sprint a campeã americana Kristen Faulkner (EF Education – Oatly). A neerlandesa, Campeã da Europa, Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser terceira a 5s. Le Court somou a sua segunda vitória da temporada e é assim a primeira camisola verde.
Kim Le Court e Kristen Faulkner conseguem isolar-se
A primeira etapa do Tour of Britain Women começou com um ritmo alto. Nenhuma ciclista tentou formar a fuga do dia e o pelotão seguiu compacto durante vários kms. Ao km 30, na primeira contagem do dia, Anouska Koster (Uno-X Mobility) foi a primeira a passar no alto. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
A 38.3km do fim, as ciclistas entraram na Lingburn’s Bank, com 2.3km a 5.6%. 1km depois, Kim Le Court atacou e foi seguida por Anna Henderson (Lidl – Trek) e Kristen Faulkner. Poucos metros depois, Faulkner e Henderson perderam o contacto com Le Court. Henderson acabou por ser alcançada e Faulkner ficou em posição intermédia. A 36km do fim, Le Court foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. 2km depois, Faulkner conseguiu reentrar na frente da corrida.
A 25km da meta, as duas da frente tinham uma vantagem de 25s sobre um grupo perseguidor. Lorena Wiebes, Linda Zanetti (Uno-X Mobility), Cat Ferguson, Aude Biannic e Floortje Mackaij (Movistar Team), Millie Couzens (Seleção da Grã-Bretanha), Megan Jastrab (Team Picnic PostNL), Ally Wollaston, Marie Le Net e Amber Kraak (FDJ-Suez), Quinty Ton (Liv AlUla Jayco), Sarah van Dam (Ceratizit Pro Cycling Team), Karlijn Swinkels e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ), Anna Henderson, Riejanne Markus, Lizzie Deignan e Lauretta Hanson (Lidl – Trek) e Zoe Backstedt e Cecilie Uttrup Ludwig (Canyon//SRAM zondacrypto) eram as ciclistas presentes no grupo perseguidor.
Duo da frente resiste e disputa etapa ao sprint
A 18km da meta, no sprint intermédio do dia, Kim Le Court conquistou a bonificação máxima. Kristen Faulkner somou 2s de bonificação e Karlijn Swinkels 1s. 8km depois, a Movistar Team e a FDJ-Suez comandavam o grupo perseguidor, mas não estava a conseguir fechar o espaço para as duas da frente, que continuavam a colaborar muito bem.
Nos metros finais, as duas da frente começaram a marcar-se, mas tinham uma excelente vantagem sobre o grupo perseguidor. No sprint final, Kim Le Court conseguiu ser mais forte ao sprint que Kristen Faulkner para conquistar assim a etapa 1 do Tour of Britain Women. Lorena Wiebes não deu hipótese ao sprint no grupo perseguidor para ser terceira a 5s.
Kim Le Court é assim a primeira líder da classificação geral, dos pontos e da montanha do Tour of Britain Women. Cat Ferguson é a melhor jovem e a Movistar Team a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images