Fabio Christen vence etapa 2 do Tour of Slovenia, após polémica relegação de Rui Oliveira!

O suíço Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a segunda etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 162.7km entre Velenje e Rogaska Slatina, após a relegação do português Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) por sprint irregular. O norueguês Anders Johannessen (Uno-X Mobility) acabou por ser segundo e o britânico Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) terceiro. Christen somou a sua segunda vitória da temporada é o novo camisola verde.

Aventura da fuga do dia

A segunda etapa do Tour of Slovenia começou com Fabio Christen, Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma), Andrea Piras (Team Solution Tech – Vini Fantini), Teo Pecnik (Adria Mobil) e Mihael Stajnar (Pogi Team Gusto Ljubljana) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 27, Christen foi o mais forte no sprint bonificado do dia. 17km depois, Uriarte somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. Ao km 70, na contagem do dia, Christen foi o primeiro a passar no topo.

A 80km do fim, echelons aconteceram no pelotão. Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) e Alessandro Covi (UAE Team Emirates – XRG) ficaram cortados. 8km depois, Uriarte somou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, o espanhol conseguiu isolar-se na frente da corrida e somou a bonificação no segundo sprint bonificado do dia. A 60km do fim, Uriarte conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. 10km depois, o ciclista da Equipo Kern Pharma foi alcançado pelo pelotão.

Final polémico em Rogaska Slatina

A 40km do fim, no último sprint bonificado do dia, Anders Johannessen foi o mais forte. 20km depois, Sjoerd Bax (Q36.5 Pro Cycling Team) atacou e foi seguido por Rui Oliveira. A 17km da meta, numa dura subida não categorizada, Tao Geoghegan Hart, Fabio Christen, Felix Grosschartner (UAE Team Emirates – XRG), Jakob Omrzel (Bahrain Victorious) e Anders Johannessen fizeram a ponte para o duo da frente. No pelotão nenhum não havia colaboração e os sete da frente conseguiram uma vantagem de 40s.

A 1km da meta, Sjoerd Bax tentou surpreender com um ataque de longe, mas não teve sucesso. Nos metros finais, Fabio Christen lançou o sprint final com Rui Oliveira na sua roda. O português conseguiu passar o suíço e foi o primeiro a cruzar a linha de meta em Rogaska Slatina. A organização acabou por decidir relegar Rui Oliveira por sprint irregular e Christen venceu assim a etapa 2 do Tour of Slovenia. Anders Johannessen foi assim 2º e Tao Geoghegan Hart terceiro.

Ivo Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) foram 12º e 47º, respetivamente, ambos a 53s.

Fabio Christen é assim o novo líder da classificação geral e dos pontos e manteve a liderança da montanha do Tour of Slovenia. Jakob Omrzel é o novo líder da juventude.

Fabio Christen é o novo camisola verde do Tour of Slovenia
Fabio Christen é o novo camisola verde do Tour of Slovenia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sportida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock