Matthew Brennan bisa na etapa final e conquista Tour of Norway!

O britânico Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa do Tour of Norway, uma ligação de 131km com partida e chegada em Stavanger, batendo ao sprint o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) e o dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL). Brennan continua a confirmar o seu grande talento e já soma dez vitórias esta temporada, depois de ter vencido a etapa final e a geral.

Fuga consegue formar-se

A última etapa do Tour of Norway começou com diversas tentativas de ataque com Toon Aerts (Lotto), Wessel Mouris (Unibet Tietema Rockets), Eirik Vang Aas (Team Coop – Repsol) e Emil Toudal (Team Coloquick) a formarem a fuga do dia. Ao km 13, na primeira contagem do dia, Toudal foi o primeiro a passar no topo. 20km depois, o dinamarquês foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

Ao km 57, na terceira contagem do dia, Toudal foi novamente o primeiro a passar no topo. 7km depois, o dinamarquês somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A 51km do fim, na quarta contagem do dia, Toudal foi o primeiro a passar no alto. Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hanshrohe) mexeu no pelotão, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. 7km depois, Mouris somou a bonificação máxima no segundo sprint intermédio do dia.

Fuga é alcançada nos kms finais

A 30km do fim, Toudal conquistou novamente a pontuação máxima na penúltima contagem do dia. Poucos kms depois, Mouris foi o mais forte no último sprint intermédio do dia. A Red Bull – Bora – hansgrohe e a UAE Team Emirates – XRG aumentaram o ritmo do pelotão, mas a fuga ainda tinha uma vantagem de 1:00.

A 7.5km da meta, Eirik Vang Aas deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. Logo a seguir, Emil Toudal foi o mais forte na última contagem do dia. O ritmo do pelotão era elevado e o grupo até acabou por partir, mas os principais sprinters estavam bem colocados. A 5km da meta, Toon Aerts deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente e foi alcançado. 3km depois, Emil Toudal e Wessel Mouris foram também alcançados.

Super Matthew Brennan no Tour of Norway

Nos metros finais, Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG). O colombiano lançou o sprint final, mas a corrente da sua bicicleta acabou por saltar e perdeu assim as suas chances de lutar pela etapa. Nos últimos metros, Matthew Brennan conseguiu bater Alexander Kristoff para bisar assim na etapa final do Tour of Norway. Tobias Lund Andresen foi mais forte que Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) para ser terceiro.

Rui Oliveira foi 15º com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, o português foi 78º a 27:12.

Matthew Brennan é assim o grande vencedor do Tour of Norway, batendo Victor Langellotti (Ineos Grenadiers) por 28s e Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) por 39s. O britânico também venceu os pontos e a juventude. Emil Toudal venceu a classificação da montanha e a Team Visma | Lease a Bike foi a melhor equipa.

O pódio do Tour of Norway com Jan Christen, Matthew Brennnan e Victor Langellotti
O pódio do Tour of Norway com Jan Christen, Matthew Brennnan e Victor Langellotti

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Szymon Gruchalski

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock