João Medeiros conquista etapa 2 do GP Abimota! Afonso Silva segue líder da geral!
O português João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) venceu a segunda etapa do GP Abimota, uma ligação de 156km com partida e chegada em Vouzela, após largar o americano Keegan Swirbul (Efapel Cycling) no km final. O espanhol Jorge Lopez (Aviludo – Louletano) bateu ao sprint os portugueses César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) para fechar o pódio a 39s.
Corrida com forte ritmo e o pelotão rapidamente se parte
A segunda etapa do GP Abimota começou com diversas tentativas de ataque e a corrida rapidamente se partiu. Ao km 28, David Dominguez (Aviludo – Louletano) foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Victor De Paula e Francisco Pereira (Feirense – Beeceler) acabaram por saltar do pelotão e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, os dois ciclistas da Feirense – Beeceler deixaram de ter capacidade para seguir o ciclista da Efapel Cycling e foram alcançados.
Ao km 45, na segunda contagem do dia, Joaquim Silva foi o primeiro a passar no topo. A corrida estava completamente partida e um pequeno grupo formou-se na perseguição ao português da Efapel Cycling. O camisola amarela, Afonso Silva não tinha nenhum colega de equipa consigo. 15km depois, Joaquim Silva somou a pontuação máxima na meta volante do dia.
João Medeiros vinga em Vouzela
Ao km 76, na metas autarquias do dia, Joaquim Silva somou a pontuação máxima. Alguns kms depois, o ciclista da Efapel Cycling acabou por ser alcançado. Novos ataques acabaram por acontecer e João Medeiros, Keegan Swirbul e César Fonte conseguiram isolar-se na frente da corrida. Afonso Silva foi obrigado a reagir, pois estava sozinho e tentava com Jorge Lopez fazer a ponte para o trio da frente.
A 23km do fim, João Medeiros foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. 13km depois, na passagem nas metas bolinhas do dia, Keegan Swirbul somou a pontuação máxima. César Fonte sofreu com câimbras. O português da Rádio Popular – Paredes – Boavista perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado por Jorge Lopez e Afonso Silva.
Já dentro do km final, na zona em paralelo, João Medeiros acelerou e Keegan Swirbul não teve capacidade para o seguir. O português da Credibom – LA Alumínios – Marcos manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer esta temporada na etapa 2 do GP Abimota. Keegan Swirbul foi assim segundo a 5s. Jorge Lopez foi mais forte ao sprint que César Fonte e Afonso Silva para ser terceiro a 39s.
Afonso Silva manteve assim a liderança da classificação geral, dos pontos e da montanha do GP Abimota. Na geral, o português tem 5s sobre Keegan Swirbul e 34s sobre Jorge Lopez. Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) segue o melhor jovem e Jesus David Peña (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) manteve a liderança das metas volantes.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca Photographer