Chris Harper vence etapa 20 do Giro d’Italia! Simon Yates conquista a Maglia Rosa após remontada histórica!
O australiano Chris Harper (Team Jayco-AlUla) venceu a vigésima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 205km entre Verrès e Sestrière, após isolar-se a 32.5km da meta. Harper bateu o italiano Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels) por 1:49 para estrear-se a vencer no World Tour. O britânico Simon Yates foi terceiro a 1:57 e subiu à liderança da geral, após uma remontada história no Colle delle Finestre e de uma etapa taticamente perfeita da Team Visma | Lease a Bike.
Grande fuga consegue formar-se
A vigésima etapa do Giro d’Italia começou com Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck), Sylvain Moniquet (Cofidis), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Jacopo Mosca (Lidl – Trek) e Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) a saírem do pelotão e a formaram a fuga do dia.
Os ataques continuaram no pelotão e, por volta do km 37, Kevin Geniets, Quentin Pacher e Remy Rochas (Groupama – FDJ), Jimmy Janssens e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Carlos Verona e Mads Pedersen (Lidl – Trek), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Stefano Oldani (Cofidis), Pello Bilbao e Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Manuele Tarozzi e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Ethan Hayter (Soudal Quick-Step), Jefferson Cepeda e Jon Barrenetxea (Movistar Team), Francesco Busatto e Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta), Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Chris Hamilton (Team Picnic PostNL), Wout van Aert, Milan Vader (Q36.5 Pro Cycling Team) e Alessandro Verre fizeram a ponte para o grupo da frente.
Corrida começa a partir no Colle delle Finestre
Ao km 64, no primeiro sprint intermédio do dia, De Bondt somou a pontuação máxima. 5km depois, Tarozzi foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e a fuga conseguiu uma vantagem de 9:00. A 90km do fim, na segunda contagem do dia, Tarozzi foi novamente o primeiro a passar no alto. 22km depois, van Aert conquistou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A EF Education – EasyPost aumentou o ritmo no pelotão, mas a fuga seguia com uma grande vantagem.
A 46km do fim, os ciclistas entraram no Colle delle Finestre, com 18.5km a 9.2%. O ritmo aumentou na frente da corrida e a fuga começou a partir. 3km depois, Chris Harper atacou e foi seguido por Alessandro Verre. A EF Education – EasyPost entrou com tudo nesta subida e partiu completamente o pelotão. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) acabou por mexer na corrida e foi apenas seguido por Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG).
Chris Harper isola-se e Simon Yates ganha espaço importante sobre o Maglia Rosa
A cerca de 41km do fim, Simon Yates acelerou e rapidamente fez a ponte para Richard Carapaz e Isaac Del Toro. Derek Gee (Israel – Premier Tech) também mexeu na corrida e a solo tentava fazer a ponte para os três. Del Toro, Carapaz e Simon Yates e o equatoriano e o britânico começaram com os ataques, mas não conseguiam distanciar o jovem mexicano. A 38.7km do fim, Simon Yates aproveitou a marcação entre Carapaz e Del Toro para atacar e ganhou um espaço importante. Poucos metros depois, Gee fez a ponte para o equatoriano e o mexicano.

Carapaz e Del Toro continuavam a marcar-se. O equatoriano mexeu várias vezes na corrida, mas nunca conseguiu largar o mexicano. Simon Yates mantinha um forte ritmo e continuava a aumentar a vantagem que tinha sobre os dois. A 33.5km do fim, Gee chegou novamente a Carapaz e Del Toro. Poucos metros depois, na frente da corrida, Verre deixou de ter capacidade para seguir Harper. No km red bull, o australiano acabou por somar a pontuação máxima.
A 31km da meta, Simon Yates já tinha mais de 1:00 de vantagem sobre o grupo do Maglia Rosa. Del Toro acabou por aumentar o ritmo e Gee acabou por ceder. 4km depois, Harper foi o primeiro a passar no alto do Colle delle Finestre. O australiano tinha agora uma vantagem de 1:40 sobre Verre, 4:50 sobre Simon Yates e 6:40 sobre Carapaz e Del Toro. Poucos kms depois, na descida, do Colle delle Finestre, Simon Yates tinha agora van Aert consigo e começava a aumentar ainda mais a sua vantagem.

Grande solo de Chris Harper e super Simon Yates conquista a Maglia Rosa
Isaac Del Toro e Richard Carapaz não estavam a colaborar e, a 8km da meta, já na subida final m Sestrière de 16.3km a 3.8%, os dois receberam a companhia de Derek Gee, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Max Poole (Team Picnic PostNL), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Rafal Majka e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG). 2.5km depois, Wout van Aert abriu para o lado após um grande trabalho em prol de Simon Yates que seguia com um forte ritmo.
Chris Harper manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 20 do Giro d’Italia. Alessandro Verre fez também uma grande etapa em fuga para ser 2º a 1:49. Simon Yates fechou o pódio a 1:57 para garantir a Maglia Rosa. Max Poole ainda saltou do grupo dos favoritos para ser 8º a 6:45. Isaac Del Toro venceu o sprint pelo 9º lugar a 7:10. Michael Storer chegou a 8:30 e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) a 10:43, mas seguiram no top10 da geral.
Simon Yates é assim o novo líder da geral do Giro d’Italia e tem 3:56 de vantagem sobre, o melhor jovem, Isaac Del Toro e 4:43 sobre Richard Carapaz. Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) manteve a liderança da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia