Pierre Latour surpreende sprinters e conquista etapa 1 da Boucles de la Mayenne!
O francês Pierre Latour (Team TotalEnergies) venceu a primeira etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 166km entre Saint-Berthevin e Juvigné, após surpreender com um ataque a 1.3km da meta. O eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) foi segundo e o francês Paul Penhoet (Groupama – FDJ) terceiro, ambos a 3s. O jovem francês Thibaud Gruel (Groupama – FDJ) chegou no pelotão e manteve a camisola amarela.
Fuga facilmente se forma
A primeira etapa da Boucles de la Mayenne começou com Clement Izquierdo (Cofidis), Lenaic Langella (CIC U Nantes), Celestin Guillon e Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 11, na primeira contagem do dia, Langella foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, o francês da CIC U Nantes foi novamente o mais forte na segunda contagem do dia. Os quatro da frente conseguiram uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. Ao km 39, Izquierdo somou a bonificação máxima no primeiro sprint intermédio do dia.
A 50km do fim, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem do grupo da frente começava a cair. 15km depois, o quarteto da frente tinha uma vantagem de apenas 1:20. A 33km do fim, Izquierdo foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. Poucos kms depois, Molly perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado.
Fuga alcançada e vários ataques no pelotão
A 20km do fim, Langella foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Logo a seguir, o francês perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A 14km da meta, Izquierdo atacou e isolou-se na frente da corrida. O ciclista da Cofidis conseguiu somar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. 5km depois, Izquierdo foi alcançado.
A 8km da meta, Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels), Damien Touze (Cofidis) e Anthon Charmig (XDS Astana Team) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. Venturini somou a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia. 4km depois, os três da frente acabaram por ser alcançados.
Grande ataque da vitória a Pierre Latour
A 2.4km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia de 1.2km a 4.4%. 1km depois, Florian Senechal (Arkea-B&B Hotels) acelerou e foi seguido por Pierre Latour. Logo a seguir, Latour contra atacou e conseguiu isolar-se. O francês da TotalEnergies ganhou um espaço importante e aguentou a perseguição do pelotão no km final para vencer assim a etapa 1 da Boucles de la Mayenne. Biniam Girmay bateu ao sprint Paul Penhoet e Jelte Krijnsen (Team Jayco-AlUla) para ser segundo a 3s.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 65º a 3s e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) 127º a 13:15.
Thibaud Gruel manteve a liderança da classificação geral, dos pontos e da juventude da Boucles de la Mayenne. Lenaic Langella é o primeiro líder da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Boucles de la Mayenne