Matthew Brennan triunfa em Oltedal e sobe à liderança do Tour of Norway!
O britânico Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) venceu a segunda etapa do Tour of Norway, uma ligação de 208km entre Egersund e Oltedal, batendo ao sprint, no muro final, o belga Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) e o monegasco Victor Langellotti (Ineos Grenadiers). Brennan confirmou mais uma vez o seu grande talento ao somar a sua oitava vitória da temporada para ser o novo camisola laranja.
Fuga consegue formar-se, mas novos ataques acontecem no pelotão
A oitava etapa do Tour of Norway começou com Emil Toudal (Team Coloquick), Brage Aulstad (Lillehammer CK Continental Team) e Kasper Haugland (Seleção da Noruega) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 36, na primeira contagem do dia, Aulstad foi o primeiro a passar no topo. O trio da frente conseguiu uma vantagem de 7:00 sobre o pelotão.
Por volta do km 84, ataques aconteceram no pelotão. Um grupo composto por Artem Shmidt (Ineos Grenadiers), Gal Glivar (Alpecin – Deceuninck), Alexander Kamp e Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty), Kevin Vermarke e Juan Martinez (Team Picnic PostNL), Rui Oliveira e Alessandro Covi (UAE Team Emirates – XRG), Floris Van Tricht e Krists Neilands (Israel – Premier Tech), Eduardo Sepúlveda e Jonas Gregaard (Lotto), Maxim Van Gils, Elias Maris (Team Flanders – Baloise), Wessel Mouris (Unibet Tietema Rockets), William Blume Levy (Uno-X Mobility) e Ludvik Holstad (Lillehammer CK Continental Team) ficaram em posição intermédia e tentava chegar ao grupo da frente.
Dois ciclistas juntam-se à fuga do dia
A 98km do fim, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado pelo pelotão. O trio da frente tinha agora uma vantagem de apenas 1:50. 8km depois, Aulstad somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. A 62km do fim, Thomas Gloag (Team Visma | Lease a Bike) e Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates – XRG) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 10km depois, Toudal foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Aulstad deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e nem conseguia seguir Bjerg e Gloag.
A 48km do fim, Bjerg e Gloag juntaram-se a Toudal e Haugland na frente da corrida. Os quatro começaram a colaborar e tinham uma vantagem de 1:40 sobre o pelotão. 25km depois, Toudal e Haugland perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados.
Super Matthew Brennan no muro final
A 17km da meta, Thomas Gloag e Mikkel Bjerg acabaram por ser alcançados. 7.5km depois, os ciclistas entraram na Dridal, com 1.5km a 8.3%. A UAE Team Emirates – XRG mexeu na corrida com Jan Christen e Alessandro Covi, mas nenhum dos dois conseguiu ganhar um espaço importante. Mesmo assim, os ataques e o forte ritmo fizeram com que o pelotão perdesse bastantes elementos. Christen acabou por ser o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.
A 1.1km da meta, os ciclistas entraram no muro final em Oltedal, que tem uma pendente média de 6.3%. Jan Christen atacou de imediato e conseguiu uma pequena vantagem. 600 metros depois, o suíço começou a quebrar e recebeu a companhia de Victor Langellotti, Maxim Van Gils e Matthew Brennan. Nos últimos metros, Brennan lançou o sprint e não deu hipótese para vencer assim a etapa 2 do Tour of Norway. Van Gils foi segundo e Langellotti fechou o pódio. Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) ainda passou Christen para ser quarto a 3s.
Rui Oliveira foi 64º a 2:17.
Matthew Brennan é assim o novo líder da classificação geral, dos pontos e da juventude do Tour of Norway. Emil Toudal é o novo líder da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos
