Nicolas Prodhomme conquista etapa 19 do Giro d’Italia! Isaac Del Toro segue líder da geral!

O francês Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a décima nona etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 166km entre Biella e Champoluc, após isolar-se a 28km da meta! O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) foi mais forte ao sprint que o equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) para ser segundo a 58s e reforçar a sua liderança da classificação geral do Giro.

Grande fuga consegue formar-se

A décima nona etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque com Nico Denz e Gianni Moscon (Red Bull – Bora – hansgrohe), Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck), Pello Bilbao e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Sylvain Moniquet e Anthony Perez (Cofidis), Stan Dewulf e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Darren Rafferty e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), David Gaudu e Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Thymen Arensman (Ineos Grenadiers), Louis Meintjes (Intermarché – Wanty) Simon Clarke (Israel – Premier Tech), Jacopo Mosca, Mads Pedersen, Patrick Konrad e Carlos Verona (Lidl – Trek), Jefferson Cepeda (Movistar Team), Mark Donovan e Milan Vader (Q36.5 Pro Cycling Team), Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Chris Harper (Team Jayco-AlUla), Romain Bardet (Team Picnic PostNL), Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) Wout van Aert, Edoardo Affini e Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike), Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), Igor Arrieta (UAE Team Emirates – XRG), Martin Marcellusi e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Christian Scaroni (XDS Astana Team) a formarem a fuga do dia.

Ao km 15, na primeira contagem do dia, Mattia Cattaneo foi o primeiro a passar no topo. 20km depois, Georg Steinhauser somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, os ciclistas entraram no Col Tzecore, com 16km a 7.7%, e o grupo da frente começou a perder elementos. Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Ao km 67, Christian Scaroni foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia.

Corrida começa a partir nas principais subidas do dia

A 79km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Alessandro Tonelli somou a pontuação máxima. Alguns kms depois, já no Col Saint-Pantaleón, com 16.5km a 7.2%, a fuga partiu e Igor Arrieta, Nicolas Prodhomme, Antonio Tiberi, Pello Bilbao, Carlos Verona, Chris Harper, Bart Lemmen, Georg Steinhauser e Louis Meintjes acabaram por se isolar. A Team Visma | Lease a Bike acelerou e reduziu bastante o pelotão.

A 57km do fim, Prodhomme atacou e foi apenas seguido por Tiberi, Verona e Arrieta. O francês acabou por ser o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. 18km depois, Lemmen, Bilbao e Meintjes conseguiram reentrar no grupo da frente. Logo a seguir, Tiberi conquistou a bonificação máxima no km red bull. A 36km do fim, já no Col de Joux, com 15.1km a 6.9%, Tiberi atacou e foi seguido por Verona. Poucos metros depois, Prodhomme conseguiu fazer a ponte para o italiano e o espanhol.

Nicolas Prodhomme ganha espaço importante

A 30km da meta, Tiberi chegou a perder o contacto com o grupo da frente, mas a ritmo o italiano conseguiu juntar-se novamente a Prodhomme e Verona. Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 2km depois, Prodhomme atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Tiberi e Verona foram alcançados pelo pelotão que era composto por Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe), Richard Carapaz, Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Derek Gee (Israel – Premier Tech), Einer Rubio (Movistar Team), Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Isaac Del Toro, Rafal Majka, Arrieta e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG).

A 22km da meta, Carapaz atacou e foi seguido pro Simon Yates e Del Toro, mas os três foram rapidamente alcançados. 1km depois, Prodhomme foi o primeiro a passar no alto da penúltima contagem do dia e tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. Pellizzari ainda tentou fazer diferenças a descer, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.

Grande solo de Prodhomme e Del Toro segura a Maglia Rosa

Na última subida do dia, o Antagnod, com 9.5km a 4.5%, a UAE Team Emirates – XRG impunha um ritmo tranquilo para Del Toro no pelotão e a vantagem de Prodhomme aumentou para 1:40. A 7km da meta, Carapaz atacou e Del Toro foi o único que o conseguiu seguir. No reduzido pelotão, ficaram a marcar-se e o equatoriano e o mexicano ganharam assim um espaço importante. Prodhomme seguia com uma grande vantagem e foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.

Nicolas Prodhomme manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer no World Tour na etapa 19 do Giro d’Italia. Isaac Del Toro bateu Richard Carapaz ao sprint para ser 2º a 58s. Damiano Caruso venceu o sprint do reduzido pelotão para ser 4º a 1:22. Giulio Pellizzari sofreu uma queda na última curva, mas recebeu o mesmo tempo do pelotão por causa da regra dos 3kms finais.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) não terminou a etapa.

Isaac Del Toro segue assim líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. O mexicano parte para a última etapa de alta montanha com 43s sobre Richard Carapaz e 1:21 sobre Simon Yates. Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) segue líder da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia
Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock