Christian Scaroni conquista etapa 16 do Giro d’Italia! Isaac Del Toro sofre, mas segue líder da geral!
O italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) venceu a décima sexta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 203km entre Piazzola sul Brenta e San Valentino, após cruzar a linha de meta lado a lado com o seu compatriota e colega de equipa Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team). Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) completou o pódio italiano a 55s. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) sofreu, mas conseguiu segurar a Maglia Rosa.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
A décima sexta etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram continuar em corrida. Logo a seguir, Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), Jon Barrenetxea (Movistar Team), Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Josef Cerny (Soudal Quick-Step) e Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 24, Tarling sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 15km depois, van Aert somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Os ataques continuaram e por volta do km 75, Lorenzo Fortunato, Christian Scaroni e Fausto Masnada (XDS Astana Team), David Gaudu (Groupama – FDJ), Mattia Bais e Davide Bais (Team Polti VisitMalta), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Jefferson Cepeda (Movistar Team), Alessio Martinelli e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Simone Petilli (Intermarché – Wanty), Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Sylvain Moniquet (Cofidis) e Gijs Leemreize (Team Picnic PostNL) juntaram-se ao grupo da frente. Fortunato foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.
Quedas continuam a marcar a corrida e erro de Juan Ayuso
Ao km 92, Alessio Martinelli sofreu uma queda e foi obrigado a abandonar a corrida. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga conseguiu uma vantagem de 8:00. A 95km do fim, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) sofreram uma queda. Carapaz rapidamente reentrou no pelotão, mas Roglic acabou por abandonar. Logo a seguir, já na Candriai, com 10.1km a 7.6%, a Ineos Grenadiers acelerou no pelotão. Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) tinha vindo ao carro trocar de luvas e estava mais de 1:00 atrasado.
A 89km do fim, Fortunato foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Ayuso conseguiu reentrar no pelotão, mas acabou por gastar bastante energia. 18km depois, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) ficou envolvido numa queda. O colombiano ficou um pouco maltratado, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 64km do fim, De Bondt foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A fuga seguia com uma vantagem de 8:00 sobre o pelotão.
Fuga e pelotão começam a partir no Passo di Santa Barbara
A 47km do fim, os ciclistas entraram no Passo di Santa Barbara, com 12.7km a 8.3%. A fuga rapidamente partiu e Lorenzo Fortunato, Christian Scaroni, Fausto Masnada, Jon Barrenetxea, Jefferson Cepeda, Yannis Voisard, Pello Bilbao, Gijs Leemreize, Xabier Azparren, Sylvain Moniquet e Lorenzo Germani acabaram por se isolar. 4km depois, Azparren e Masnada perderam o contacto com o grupo da frente. No pelotão, Thymen Arensman e Juan Ayuso não conseguiam seguir o forte ritmo da EF Education – EasyPost.
A 40km do fim, Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Max Poole (Team Picnic PostNL) atacaram e conseguiram um pequeno espaço. Egan Bernal passou dificuldades, mas conseguiu manter-se no pelotão. Germani e Barrenetxea perderam também o contacto com o grupo da frente. A 35km do fim, Fortunato foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. 10km depois, Poole e Storer foram alcançados pelo pelotão. Voisard atacou a descer e conseguiu um pequena vantagem.
Duo da XDS Astana Team consegue isolar-se
A 18.2km da meta, os ciclistas entraram na subida final, o Passo di San Valentino, que tem uma pendente média de 6.1%. 2km depois, Christian Scaroni acelerou e foi seguido por Lorenzo Fortunato, Jefferson Cepeda e Gijs Leemreize. Poucos metros depois, Leemreize acabou por perder o contacto com o grupo perseguidor. No pelotão, Wout van Aert impunha um ritmo elevado em prol de Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike).
A 12km da meta, Yannis Voisard foi alcançado e rapidamente deixou de ter capacidade para seguir Scaroni, Fortunato e Jefferson Cepeda. No pelotão, van Aert abriu para o lado e Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG) assumiu o comando. Logo a seguir, Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou e conseguiu um espaço importante sobre o pelotão. A 11km da meta, Scaroni atacou e conseguiu isolar-se. O italiano somou a pontuação máxima no km red bull. 2km depois, Fortunato largou Jefferson Cepeda e fez a ponte para o seu colega de equipa.
Grande ataque de Richard Carapaz e Isaac Del Toro em quebra
A 7.5km da meta, Simon Yates atacou e foi seguido por Isaac Del Toro e Richard Carapaz. Poucos metros depois, Derek Gee (Israel – Premier Tech) a ritmo fez a ponte para os três. A 6km da meta, Carapaz atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. Gee acelerou também e a solo tentava ainda chegar ao equatoriano. Simon Yates ficou na roda de Isaac Del Toro e obrigava o mexicano a trabalhar. Michael Storer a ritmo conseguiu chegar ao Maglia Rosa e a Simon Yates.

A 3.5km da meta, Carapaz fez a ponte para Pellizzari. Del Toro deixou de ter capacidade para seguir Simon Yates e Storer e recebeu a companhia de Egan Bernal, Rafal Majka e Damiano Caruso (Bahrain Victorious). 2.5km depois, Cepeda foi alcançado por Carapaz e Pellizzari. Scaroni e Fortunato tinham uma vantagem de 1:40 sobre o grupo de Carapaz, 2:10 sobre Gee, 2:35 sobre Storer e Simon Yates e 3:15 sobre o grupo do Maglia Rosa.
Dobradinha da XDS Astana Team no Passo di San Valentino
O duo da XDS Astana Team seguiram juntos e cruzaram a linha de meta lado a lado com a vitória a sorrir a Christian Scaroni, que se estreou assim a vencer no World Tour na etapa 16 do Giro d’Italia. Giulio Pellizzari ainda tinha algo para dar no km final e conseguiu ser 3º a 55s. Richard Carapaz quebrou na fase final e foi assim 4º a 1:10. Derek Gee fez uma grande subida a ritmo para ser 5º a 1:23. Michael Storer e Simon Yates chegaram juntos a 1:52.
Egan Bernal e Damiano Caruso foram 11º e 12º, respetivamente, ambos a 2:31. Isaac Del Toro quebrou também na fase final e foi 13º a 2:46. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) também não teve a jornada que pretendia e foi apenas 15º a 3:51. Juan Ayuso foi apenas 35º a 14:47.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) chegou com Ayuso e foi 36º a 14:47.
Isaac Del Toro segue líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. O mexicano tem agora 26s de vantagem sobre Simon Yates e 31s sobre Richard Carapaz. Lorenzo Fortunato reforçou a liderança da montanha e Mads Pedersen (Lidl – Trek) segue líder dos pontos.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Giro d’Italia