Marlen Reusser triunfa no Picón Blanco e é a nova líder da Vuelta a Burgos Feminas!
A suíça Marlen Reusser (Movistar Team) venceu a terceira etapa da Vuelta a Burgos Feminas, uma ligação de 95,6km entre Soncillo e Picón Blanco, após isolar-se a 2km da meta. A neerlandesa Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) foi segunda a 40s e a campeã italiana Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) fechou o pódio a 1:17. Reusser regressou assim aos triunfos no World Tour e é a nova camisola roxa.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto), uma das principais favoritas para o dia de hoje, não partiu por causa de uma gripe. A terceira etapa da Vuelta a Burgos Feminas começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 8, Lily Williams (Human Powered Health), Morgane Coston (Roland), Kiara Lylyk (Winspace Orange Seal), Ariana Gilabert (Eneicat – CM Team) e Marta Pavesi (Top Girls Fassa Bortolo) conseguiram uma pequena vantagem. 5km depois, as cinco acabaram por ser alcançadas.
Ao km 17, na primeira contagem do dia, Clara Copponi (Lidl – Trek) foi a primeira a passar no topo. 5km depois, Elise Chabbey (FDJ-Suez) somou a pontuação máxima na segunda contagem do dia. Por volta do km 35, Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM zondacrypto), Paula Blasi (UAE Team ADQ), Annemarie Worst (Fenix – Deceuninck), Silvia Zanardi (Human Powered Health), Alison Jackson (EF Education – Oatly), Catalina Soto (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) e Alicia Gonzalez (St Michel – Preference Home – Auber93 atacaram e formaram a fuga do dia. As sete conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.
Fuga alcançada e corrida começa a partir no Picón Blanco
A 36km do fim, no sprint intermédio do dia, Alison Jackson conquistou a pontuação máxima. 14km depois, Catalina Soto, Annemarie Worst e Alicia Gonzalez deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foram alcançadas. Logo a seguir, na terceira contagem do dia, Anastasiya Kolesava foi a primeira a passar no alto.
A 12km da meta, as quatro sobreviventes da fuga do dia foram também alcançadas. 3.8km depois, as ciclistas entraram no Picón Blanco, que tem uma pendente média de 9.1%. Paula Patiño (Movistar Team) impôs um forte ritmo e o pelotão começou a partir.
A 6.5km da meta, Elise Chabbey aumentou o ritmo e foi seguida por Juliette Labous (FDJ-Suez), Elisa Longo Borghini, Marlen Reusser, Yara Kastelijn, Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime), Mie Ottestad e Katrine Aalerud (Uno-X Mobility), Amanda Spratt (Lidl – Trek), Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) e Barbara Malcotti (Human Powered Health). Nienke Vinke (Team Picnic PostNL) chegou a estar neste grupo, mas acabou por ceder. Poucos metros depois, Petra Stiasny (Roland) a ritmo chegou ao grupo da frente.
Grande triunfo de Marlen Reusser
A 5km da meta, Ségolène Thomas (St Michel – Preference Home – Auber93) a ritmo fez também a ponte para o grupo da frente. 600 metros depois, Marlen Reusser acelerou e foi seguida por Yara Kastelijn e Elise Chabbey. Poucos metros depois, Chabbey acabou por deixar de ter capacidade para seguir Reusser e Kasteljn. A 3.2km da meta, Elisa Longo Borghini, Petra Stiasny, Valentina Cavallar, Amanda Spratt e Barbara Malcotti chegaram a Chabbey. Logo a seguir, Cavallar perdeu o contacto com o grupo perseguidor.
A 2km da meta, Kastelijn deixou de ter capacidade para seguir Reusser. Malcotti e Chabbey perderam também o contacto com o grupo perseguidor. Reusser manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar assim a etapa rainha da Vuelta a Burgos Feminas. Kastelijn acabou por ser segunda a 40s. Longo Borghini conseguiu largar Spratt e Stiasny dentro do km final para fechar o pódio a 1:17. Juliette Labous foi apenas 10ª a 2:05 e Lotte Kopecky 11ª a 2:22.
Marlen Reusser é assim a nova líder da classificação geral, dos pontos e da montanha da Vuelta a Burgos Feminas. A suíça tem uma vantagem de 1:10 sobre Yara Kastelijn e 1:43 sobre Elisa Longo Borghini. Nienke Vinke é a nova líder da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
