Kasper Asgreen vinga a fuga na etapa 14 do Giro d’Italia, marcada por grande queda no pelotão!
O dinamarquês Kasper Asgreen (EF Education – EasyPost) venceu a décima quarta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 195km entre Treviso e Nova Gorica, após isolar-se a cerca de 6km da meta. O australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) impôs-se ao sprint no reduzido pelotão para ser ser segundo a 16s. O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) fechou o pódio. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) chegou no reduzido pelotão e segue o camisola rosa.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A décima quarta etapa do Giro d’Italia começou com Quinten Hermans e Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), Dries De Bondt e Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale), Kasper Asgreen, Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Taco van der Hoorn (Intermarché – Wanty), Josef Cerny (Soudal Quick-Step), Luke Lamperti (Soudal Quick-Step), Alex Edmondson (Team Picnic PostNL) e Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) a saírem do pelotão e a conseguirem uma pequena vantagem.
Ao km 20, os onze da frente acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Kasper Asgreen, Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Clément Davy (Groupama – FDJ), Mirco Maestri (Team Polti VisitMalta) e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e formaram a fuga do dia. Por volta do km 40, Meintjes perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A Team Visma | Lease a Bike e a Alpecin – Deceuninck assumiram o comando do pelotão e a fuga conseguiu uma vantagem de 1:40. 36km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Maestri somou a pontuação máxima.
A 95km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Marcellusi foi o mais forte. A chuva apareceu e deixava a estrada cada vez mais escorregadia e perigosa. 32km depois, no km red bull, Maestri conquistou a pontuação máxima. A 40km do fim, Davy deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. Logo a seguir, Asgreen foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A descida era bastante técnica e o trio da frente seguia com uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão.
Queda parte completamente a corrida com favoritos envolvidos
A 23km do fim, o pelotão partiu completamente por causa de uma grande queda. Mads Pedersen e Giulio Ciccone (Lidl – Trek), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Juan Ayuso (UAE Team Emirates), Egan Bernal e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) ficaram envolvidos. Ciccone ficou bastante maltratado e perdeu assim as suas chances de lutar pela geral, apesar de ter conseguido seguir em corrida.
Um grupo composto por Wout van Aert, Bart Lemmen, Olav Kooij e Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike), Timo Kielich, Edward Planckaert e Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck), Isaac Del Toro, Derek Gee (Israel – Premier Tech), Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team), Mikkel Honore e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Stefano Oldani (Cofidis), Orluis Aular, Einer Rubio e Jefferson Cepeda (Movistar Team) e Max Poole e Romain Bardet (Team Picnic PostNL) perseguia agora o trio da frente, mas não estava a conseguir fechar o espaço. Asgreen acabou por ser o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.
Kasper Asgreen vinga após um caótico final
A 10km da meta, o trio da frente tinha 25s de vantagem sobre o reduzido pelotão e 1:08 sobre o grupo de Roglic, Ayuso, Bernal, Storer e Arensman. Antonio Tiberi seguia com Afonso Eulálio, Edoardo Zambanini e Matevz Govekar (Bahrain Victorious) a mais de 2:00. 2km depois, Asgreen foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. A cerca de 6km da meta, o dinamarquês atacou e conseguiu largar Maestri e Marcellusi. 4km depois, os dois italianos foram alcançados pelo reduzido pelotão.
Kasper Asgreen não quebrou e manteve uma boa vantagem sobre o reduzido pelotão para estrear-se assim a vencer com as cores da EF Education – EasyPost na etapa 14 do Giro d’Italia. Kaden Groves bateu ao sprint Olav Kooij e Orluis Aular no reduzido pelotão para ser segundo a 16s. O grupo de Roglic, Bernal, Arensman, Storer e Ayuso chegou a 1:04. Antonio Tiberi chegou a 2:00 com Brandon McNulty e Adam Yates chegou a 2:06. Giulio Ciccone chegou com os seus colegas de equipa a 16:14.
Afonso Eulálio foi 75º a 3:32.
Isaac Del Toro segue assim líder da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. O mexicano tem agora 1:20 sobre Simon Yates e 1:26 sobre Juan Ayuso. Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) segue líder da montanha e Mads Pedersen dos pontos.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Giro d’Italia
