Thomas Silva triunfa em Penamacor e é o primeiro líder do GP Beiras e Serra da Estrela!
O campeão uruguaio Thomas Silva (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a primeira etapa do GP Beiras e Serra da Estrela, uma ligação de 191.2km entre Almeida e Penamacor, após não dar hipótese ao sprint na rampa final em pavê. O espanhol Fernando Barceló ainda conseguiu ser segundo para completar a dobradinha da Caja Rural – Seguros RGA. O jovem alemão Bruno Kessler (Rembe | Rad-net) completou o pódio. Thomas Silva somou a sua segunda vitória da temporada e é assim o primeiro camisola amarela.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A primeira etapa do GP Beiras e Serra da Estrela começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 22, Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista), João Oliveira (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Francisco Pereira (Feirense – Beeceler) e Pepe Albrecht (Rembe | Rad-net) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão. Ao km 88, na meta volante em Belmonte, Francisco Pereira conquistou a pontuação máxima.
A 67km do fim, na meta volante em Fundão, Francisco Pereira somou novamente a pontuação máxima. 7km depois, na meta volante em Alcaide, o português da Feirense – Beeceler foi novamente o mais forte. Poucos kms depois, os ciclistas entraram na primeira subida do dia em Alpedrinha. Daniel Dias conseguiu isolar-se na frente da corrida e era perseguido por João Oliveira. A 55km do fim, Daniel Dias foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Francisco Pereira e Pepe Albrecht acabaram por ser alcançados. Alguns kms depois, João Oliveira foi também alcançado.
Poderoso sprint de Thomas Silva
A 44km da meta, Daniel Dias foi o primeiro a passar no alto da contagem em Castelo Novo. Alguns kms depois, o português da Rádio Popular – Paredes – Boavista acabou por ser alcançado pelo pelotão. Já dentro dos 20km finais, Ole Theiler (Rembe | Rad-Net) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 40s sobre o pelotão.
A 5km da meta, Ole Theiler tinha uma vantagem de 20s sobre o pelotão que impunha um ritmo cada vez mais forte. 2km depois, o alemão acabou por ser alcançado e o pelotão preparava-se para uma chegada ao sprint na rampa final em paralelo. Nos metros finais, Thomas Silva lançou o sprint e não deu hipótese para vencer assim a etapa 1 do GP Beiras e Serra da Estrela. Fernando Barceló conseguiu ser mais forte que Bruno Kessler para ser segundo e fechar a dobradinha da Caja Rural – Seguros RGA.
Alexis Guérin (Anicolor – Tien21) foi o melhor ciclista das equipas portuguesas em 6º. Cesar Martingil (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foi o melhor português em 10º.
Thomas Silva é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do GP Beiras e Serra da Estrela. Bruno Kessler é o primeiro líder da juventude, Daniel Dias da montanha e Francisco Pereira das metas volantes. A Caja Rural – Seguros RGA lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins
