Richard Carapaz conquista etapa 11 do Giro d’Italia! Isaac Del Toro segue líder da geral!

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) venceu a décima primeira etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 186km entre Viareggio e Castelnovo Ne’Monti, após isolar-se a 9km da meta. O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) impôs-se ao sprint no reduzido pelotão para ser segundo a 10s e seguir líder da classificação geral. O italiano Giulio Ciccone (Lidl – Trek) completou o pódio.

Começo bastante ofensivo, mas fuga começa a formar-se

A décima primeira etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 5, Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Fabio van den Bossche (Alpecin – Deceuninck), Owain Duoll (EF Education – EasyPost) e Francisco Muñoz (Team Polti VisitMalta) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 5km depois, os quatro acabaram por ser alcançados. Os ataques continuaram no pelotão, mas a fuga não estava a conseguir formar-se.

Ao km 30, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) e Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e conseguiram uma vantagem de 30s. 10km depois, os dois acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) e Steven Kruijswijk (Team Visma | Lease a Bike) saíram do pelotão e conseguiram uma ligeira vantagem. Azparren acabou por somar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Ao km, 50, os dois da frente foram alcançados. 13km depois, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) e Wout Poels (XDS Astana Team) atacaram e formaram a fuga do dia.

Fuga recebe mais elementos, mas acaba por partir

Ao km 78, os ciclistas entraram no Alpe San Pellegrino, com 13.7km a 8.8%. Logo a seguir, Alessandro Tonelli, Mattia Bais e Davide Bais (Team Polti VisitMalta), Manuele Tarozzi, Filippo Fiorelli e Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Kruijswijk e Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike), Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels), Marco Frigo e Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Lorenzo Fortunato e Nicola Conci (XDS Astana Team), Mark Donovan e Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team), Mads Pedersen e Mathias Vacek (Lidl – Trek), Luke Plapp e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla), Stefano Oldani e Jonathan Lastra (Cofidis), James Knox (Soudal Quick-Step), Chris Hamilton (Team Picnic PostNL), Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe), Jonathan Castroviejo e Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), Simone Petilli (Intermarché – Wanty), Nairo Quintana (Movistar Team), Remy Rochas e Kevin Geniets (Groupama – FDJ), Pello Bilbao e Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck) Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Dorian Godon e Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) e Florian Stork e Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) juntaram-se ao duo da frente.

Nos primeiros kms do Alpe San Pellegrino, Mads Pedersen aumentou o ritmo e o grupo da frente começou a perder elementos. Por volta do km 83, Lorenzo Fortunato atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, ataques começaram a acontecer no grupo perseguidor. Pello Bilbao, Nairo Quintana, Luke Plapp e Wout Poels ficaram em posição intermédia e tentavam chegar a Fortunato. O resto dos ciclistas que estiveram no grande grupo no início da subida acabaram por ser alcançados.

Egan Bernal surpreende com ataque, mas tudo acaba por se juntar

A 92km do fim, Fortunato foi o primeiro a passar no alto na primeira contagem do dia. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) surpreendeu ao mexer no pelotão e foi seguido por Isaac Del Toro e Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG). Os três foram rapidamente alcançados, mas o pelotão partiu completamente. Adam Yates e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG), Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Einer Rubio (Movistar Team) foram algumas das vítimas do ataque do colombiano.

Na descida, o pelotão acabou por baixar o ritmo e os fortes nomes que perderam o contacto na subida, conseguiram assim reentrar. A 81km do fim, os quatro perseguidores fizeram a ponte para Fortunato. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e a fuga do dia tinha uma vantagem de 2:15. 30km depois, Fortunato somou a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia.

Favoritos com ideias de lutar pela etapa e Richard Carapaz ganha espaço importante

A 40km do fim, na segunda contagem do dia, Fortunato foi o primeiro a passar no topo. Os cinco da frente estavam a colaborar muito bem e tinha uma vantagem de quase 3:00. Poucos kms depois, a Lidl – Trek parecia estar com ideias e assumiu o comando do pelotão com Mads Pedersen. O ritmo do dinamarquês era forte e começava a diminuir a vantagem do quinteto da frente. A 23km do fim, no km red bull, Quintana conquistou a pontuação máxima. Logo a seguir, Poels teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar no grupo da frente.

A 10.7km da meta, os ciclistas entram na última subida do dia, a Pietra di Bismantova, com 5.8km a 5.8%. Wout Poels atacou de imediato, mas não conseguiu isolar-se. Lorenzo Fortunato acabou por ceder e foi assim alcançado. 1.6km depois, os quatro da frente foram também alcançados. Logo a seguir, Richard Carapaz atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 8.4km da meta, Isaac Del Toro atacou, mas Damiano Caruso (Bahrain Victorious) não o deixou ganhar um espaço importante. Rafal Majka (UAE Team Emirates – XRG) assumiu a perseguição, mas Carapaz já tinha uma vantagem de 35s.

Ataque no momento certo dá vitória a Richard Carapaz

A 4.9km da meta, Richard Carapaz foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. 3.8km depois, o equatoriano entrou no falso plano final e tinha uma vantagem de 20s sobre o pelotão. Carapaz não quebrou e manteve a vantagem que tinham sobre o reduzido pelotão para conquistar assim a etapa 11 do Giro d’Italia. Isaac Del Toro foi mais forte ao sprint que Giulio Ciccone e Tom Pidcock para ser segundo a 10s.

Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 43º a 4:46.

Isaac Del Toro manteve assim a liderança da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. Mads Pedersen segue líder dos pontos e Lorenzo Fortunato da montanha.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia
Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock