Isabella Holmgren estreia-se a vencer como profissional na Durango-Durango!

Isabella Holmgren (Lidl – Trek) venceu a Durango-Durango, uma clássica de 111.5km com partida e chegada em Durango, após isolar-se a 9.8km da meta. A jovem canadiana bateu a francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) por 8s para estrear-se a vencer como profissional. A neerlandesa Thalita De Jong (Human Powered Health) completou o pódio a 44s.

Pelotão parte nas duas primeiras subidas do dia

A Durango-Durango começou com um ritmo alto. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas a fuga não estava a conseguir formar-se. Por volta do km 30, Elena Hartmann (Ceratizit Pro Cycling Team) atacou e acabou por formar a fuga do dia. A suíça conseguiu uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team ADQ.

A 32km do fim, no início da primeira subida do dia, a Areitio, com 4.3km a 4.2%, Elena Hartmann acabou por ser alcançada pelo pelotão. O ritmo da corrida aumentou e o pelotão perdeu bastantes elementos. A UAE Team ADQ e a Lidl – Trek eram as equipas mais ativas no pelotão. Alguns kms depois, na primeira passagem no Alto de Goiuria, com 5km a 4.7%, o ritmo voltou a aumentar e o pelotão ficou reduzido a cerca de 20 ciclistas.

Forte ataque de Isabella Holmgren na última subida do dia

A 10.8km da meta, as ciclistas subiram por outra estrada o Alto de Goiuria, com 4.8km a 5.6%. Esta passagem na subida era marcada por os primeiros 1.1km a 10.5% que prometiam fazer diferenças. Após esta dura parte explosiva, as ciclistas tinham uma ligeira descida que as levava a nova dura rampa com 800 metros a 11.8%. Isabella Holmgren assumiu o comando do pelotão e parecia estar a impor um forte ritmo em prol de Amanda Spratt (Lidl – Trek).

A 10.2km da meta, Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) acelerou, mas não conseguiu isolar-se. 400 metros, Isabella Holmgren aproveitou a marcação no grupo da frente para atacar e conseguiu um espaço importante. Logo a seguir, Evita Muzic tentava fazer a ponte para a jovem canadiana e foi apenas seguida por Barbara Malcotti (Human Powered Health).

Prodígio canadiana triunfa em Durango

A cerca de 8.8km da meta, Evita Muzic conseguiu largar Barbara Malcotti, mas não estava a conseguir fechar o espaço para Isabella Holmgren. Alguns metros depois, Malcotti acabou por receber a companhia de Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ), Thalita De Jong, Léa Curinier (FDJ-Suez), Mareille Meijering (Movistar Team), Ane Santesteban e Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Amanda Spratt, Célia Le Mouel (Ceratizit Pro Cycling Team) e Kim Cadzow (EF Education – Oatly).

Nos kms finais, Isabella Holmgren não quebrou e foi mantendo a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar asism a sua primeira vitória como profissional na Durango-Durango. Evita Muzic seguia isolada em posição intermédia e acabou assim por ser segunda a 8s. Thalita De Jong não deu hipótese ao sprint para completar o pódio a 44s. Destaca-se a excelente corrida de Léa Curinier que foi quarta a 44s. Elisa Longo Borghini foi apenas nona.

O pódio da Durango-Durango com Evita Muzic, Isabella Holmgren e Thalita De Jong
O pódio da Durango-Durango com Evita Muzic, Isabella Holmgren e Thalita De Jong

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock