Afonso Monte vence em Penafiel! José Salgueiro conquista Taça de Portugal de Juniores!

Afonso Monte (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a última prova da Taça de Portugal de Juniores, uma ligação de 97km entre Barcelos e Penafiel, após isolar-se a 7km da meta. O português bateu os brasileiros Dimas Mota (Picusa Academy) e Davi Alves (Mundimat – SGR Ambiente – CCA Paio Pires) por 1:03 e 1:52, respetivamente. O português José Salgueiro (Picusa Academy) foi 9º a 3:09 e garantiu a vitória na geral da Taça de Portugal.

Corrida com forte ritmo, mas fuga ainda consegue formar-se

A última prova da Taça de Portugal de Juniores começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhum delas teve sucesso. Ao km 11, Dinis Martins (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 11km depois, o português acabou por ser alcançado. Ao km 43, Martim Campos (Blackjack – Bairrada) saltou do pelotão e formou assim a fuga do dia.

A 33km do fim, Tomás Mateus (DunasVale – Pereira&Gago) saiu do pelotão e fez a ponte para Martim Campos. A Picusa Academy rapidamente assumiu o comando do reduzido pelotão e fez com que o duo da frente fosse alcançado, 7km depois.

Grande solo de Afonso Monte e José Salgueiro garante geral

A 17km do fim, Dimas Mota, Afonso Monte e Davi Alves aproveitaram a marcação dos candidatos à geral para mexerem na corrida e ganharam um espaço importante. 7km depois, Afonso Monte atacou e conseguiu isolar-se. O português da Academia Efapel de Ciclismo foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores, km após km, para conquistar assim a última prova da Taça de Portugal de Juniores. Dimas Mota foi assim segundo a 1:03 e Davi Alves fechou o pódio a 1:32. Adrián Prieto (Picusa Academy) foi quarto a 3:05 e Daniel Vieito (Picusa Academy) fechou o top5 a 3:09.

O pódio da última prova da Taça de Portugal de Juniores com Adrián Prieto, Dimas Mota, Afonso Monte, Davi Alves e Daniel Vieito
O pódio da última prova da Taça de Portugal de Juniores com Adrián Prieto, Dimas Mota, Afonso Monte, Davi Alves e Daniel Vieito

Com o nono lugar na última prova, José Salgueiro garantiu assim a vitória na classificação geral da Taça de Portugal de Juniores em 2025. O português da Picusa Academy bateu o seu compatriota Tomás Mateus por apenas 15pts. Guilherme Santos (Blackjack – Bairrada) completou o pódio da Taça de Portugal de Juniores com 155pts.

O pódio da geral final da Taça de Portugal de Juniores com Tomás Mateus, José Salgueiro e Guilherme Santos
O pódio da geral final da Taça de Portugal de Juniores com Tomás Mateus, José Salgueiro e Guilherme Santos

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock