Irá Jasper Philipsen abrir a temporada com um triunfo na etapa 1 da Volta ao Algarve?
Começa hoje uma das provas mais aguardadas da temporada do calendário nacional, a Volta ao Algarve! A 52ª edição da prova por etapas portuguesa conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão internacional a iniciarem a sua temporada. Em 2025, a vitória sorriu a Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) que não estará presente para defender o seu título. Será João Almeida (UAE Team Emirates – XRG), Juan Ayuso (Lidl – Trek), Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe) ou Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) a suceder ao dinamarquês ou será que teremos uma surpresa?
Perfil
A primeira etapa da Volta ao Algarve apresenta um percurso de 183,5km entre Vila Real de Santo António e Tavira. O dia contará com duas contagens de terceira categoria e um km de ouro. A fuga não deverá ter grandes dificuldades com as equipas dos principais sprinters a controlarem o pelotão. O final é em ligeiro falso plano e o posição será essencial para os sprinters que têm intenções de levantar os braços na chegada a Tavira.

Favoritos
Jasper Philipsen (Alpecin – Premier Tech) parte como principal favorito para a primeira etapa da Volta ao Algarve. Philipsen terminou muito bem a sua temporada em 2025. O belga pretende continuar com o momento este ano e tem aqui uma grande chance para vencer.
Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step) são os maiores adversários de Jasper Philipsen. Meeus venceu nesta chegada na última edição da Volta ao Algarve. O belga apresenta um comboio mais forte este ano e pretende vencer novamente em Tavira. Magnier foi uma das figuras em 2025. O jovem francês já tem aqui um final ao seu jeito e procura a sua primeira vitória do ano.
Arnaud De Lie (Lotto – Intermarché) e Pavel Bittner (Team Picnic PostNL) fecharam em grande a temporada de 2025. O belga e o checo dão-se bem nestes finais e qualquer um dos dois pode ser o mais forte no final do dia. Matteo Moschetti (Pinarello – Q36.5 Pro Cycling Team) tem se mostrado consistente neste início de ano. O italiano também se dá bem em finais em ligeiro falso plano e pode também estar na luta pela vitória.
Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek) e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) vêm de uma excelente prestação nos Campeonatos da Europa de Pista. Os dois pretendem continuar com o bom momento na estrada e têm aqui uma ótima etapa para conseguirem um excelente resultado. A temporada passada foi de vários altos e baixos para Pascal Ackermann (Team Jayco-AlUla) e Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost). O alemão e o neerlandês pretendem ser mais consistentes e poderão começar aqui com um belo resultado.
Nota ainda para Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG), Oded Kogut (NSN Cycling Team), Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Santiago Mesa (Anicolor – Campicarn Cycling Team), Arne Marit (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Kaden Groves (Alpecin – Premier Tech) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jasper Philipsen
⭐⭐⭐⭐ Jordi Meeus e Paul Magnier
⭐⭐⭐ Arnaud De Lie, Pavel Bittner e Matteo Moschetti
⭐⭐ Tim Torn Teutenberg, Iúri Leitão, Pascal Ackermann Marijn van den Berg
⭐ Rui Oliveira, Oded Kogut, Filippo Ganna, Santiago Mesa, Arne Marit e Kaden Groves
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão em direto na Eurosport 2 e na RTP2 a partir das 15h00.
Foto de Capa: Getty Images
