Jebel Hafeet para decidir a grande vencedora do UAE Tour Women!

Disputa-se hoje a última etapa do UAE Tour Women que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A UAE Team ADQ é bem capaz de controlar o ritmo da corrida porque tem aqui uma dos principais objetivos para conquistar este ano por causa dos patrocinadores. Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) já venceu por duas vezes na conhecida subida do Jebel Hafeet. Irá a campeã italiana vencer novamente este ano?

Perfil

A última etapa do UAE Tour Women apresenta um percurso de 156,3km entre Al Ain e Jebel Hafeet. O dia contará com dois sprints intermédios. Os primeiros 145km são planos. O vento prevê-se que não seja muito forte, mas mesmo assim, as ciclistas terão de estar atentas para possíveis cortes. A jornada será apenas decidida na subida final, o Jebel Hafeet, com 10.7% a 6.9%. O ritmo promete ser elevado e ataques irão acontecer. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.

O perfil da última etapa do UAE Tour Women
O perfil da última etapa do UAE Tour Women

Favoritas

Elisa Longo Borghini parte como principal favorita para a etapa rainha do UAE Tour Women. Longo Borghini dá-se muito bem nesta corrida. A italiana já venceu aqui por duas vezes e pretende fazer história novamente no Jebel Hafeet.

Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime) e Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) são as maiores adversárias de Elisa Longo Borghini. Breggen costuma começar bem a temporada. A neerlandesa tem aqui um final ao seu estilo e pretende continuar com a sucessão de vitórias da Team SD Worx – Protime na corrida. Le Court teve uma grande evolução em 2025. A Campeã da Maurícia deu-se bem nesta subida o ano passado e pode muito bem estar na luta pela vitória.

Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) tem aqui uma subida ao seu estilo. Normalmente, a polaca não costuma começar o ano tão forte, mas mesmo assim, não deve ser descartada da luta pela vitória. Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek) tem um final perfeito para si. A neozelandesa costuma aparecer muito bem nestas subidas e poderá conseguir um grande resultado. Silvia Persico (UAE Team ADQ) fez uma super subida o ano passado ao serviço de Longo Borghini. A subida é ao estilo da italiana que, mesmo assim, pode estar na luta pelo top3.

Juliette Berthet (FDJ United – Suez) também se dá bem nestes finais. A francesa também não costuma entrar na temporada perto do seu melhor nível, mas ainda assim, pode estar na luta pelo pódio. Monica Colonel (Liv AlUla Jayco) e Femke De Vries (Team Visma | Lease a Bike) tiveram uma boa evolução em 2025. As duas deverão dar mais um salto este ano e poderão conseguir aqui um excelente resultado. Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) teve uma boa temporada em 2025. A norueguesa pretende continuar com o bom momento e poderá conseguir aqui um ótimo resultado.

Nota ainda para Eleonora Ciabocco (Team Picnic PostNL), Franziska Koch (FDJ United – Suez), Amanda Spratt (Lidl – Trek), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ), Petra Stiasny (Human Powered Health) e Steffi Haberlin (Team SD Worx – Protime) que poderão terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐⭐ Anna van der Breggen e Kim Le Court
⭐⭐⭐ Katarzyna Niewiadoma-Phinney, Niamh Fisher-Black e Silvia Persico
⭐⭐ Juliette Berthet, Monica Colonel, Femke de Vries e Katrine Aalerud
⭐ Eleonora Ciabocco, Franziska Koch, Amanda Spratt, Karlijn Swinkels, Petra Stiasny e Steffi Haberlin

Portuguesas em prova

Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) é a única portuguesa presente e estará com o dorsal #26.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 2 a partir das 11h05!

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock