Será Jhonatan Narvaez capaz de triunfar na etapa 2 do Tour Down Under?
Disputa-se hoje a segunda etapa do Tour Down Under que nos promete um grande espetáculo na luta pela vitória. A UAE Team Emirates – XRG e a Team Jayco-AlUla são equipas que prometem mexer na corrida para tentar fazer de imediato diferenças na classificação geral. Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG) tem aqui uma jornada ao seu jeito. Irá o equatoriano somar a sua primeira vitória da temporada?
Perfil
A segunda etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 148,2km entre Norwood e Uraidla. O dia contará com dois sprints intermédios, uma contagem de segunda categoria e duas contagens de primeira categoria. A fuga é bem capaz de se formar na primeira subida, mas equipas dos grandes favoritos deverão controlar a diferença.
A 17km da meta, os ciclistas entram pela segunda vez na Corkscrew, com 3.6km a 6.7%. O ritmo promete ser elevado com o objetivo de partir o pelotão. Após o topo, os ciclistas continuam a subir durante cerca de 6km e mais ataques irão acontecer. A 4km da meta, haverá uma última dura rampa de 400 metros a 7.6% que poderá ser mais uma excelente zona para mexer na corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.

Favoritos
Jhonatan Narvaez parte como principal favorito para a segunda etapa do Tour Down Under. Narvaez foi um dos ciclistas mais importantes para a UAE Team Emirates – XRG em 2026. O equatoriano tem aqui um dia perfeito para as suas características e a sua equipa de certeza que vai mexer para que este possa vencer.
Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Jhonatan Narvaez. Fisher-Black tem aqui também uma excelente etapa para si. O neozelandês tem evoluído muito bem e parece ter capacidade para seguir as principais movimentações como para lutar pela vitória ao sprint num pequeno grupo. Brennan já mostrou ser capaz de passar este tipo de dificuldades. Num sprint o britânico é o grande favorito, mas várias equipas vão fazer de tudo para o eliminar nas principais dificuldades.
Corbin Strong (NSN Cycling Team) tem se mostrado cada vez melhor neste tipo de jornadas. O neozelandês é também um dos grandes candidatos num sprint, mas vão também tentar eliminá-lo com um forte ritmo nos últimos kms. Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) fez uma boa temporada em 2025. O italiano costuma passar bem este tipo de subidas e têm mostrado uma bela ponta final em grupos reduzidos. Mauro Schmid pode ser uma carta da Team Jayco-AlUla para o dia de hoje. O suíço também pode surpreender com um ataque de longe como pode conseguir estar na luta pela vitória num sprint.
Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) e Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) estão a correr em casa. Os dois de certeza que vão mexer na corrida para tentar fazer diferenças na geral. Lennert van Eetvelt (Lotto – Intermarché) dá se bem nestas etapas. O belga não teve o final de 2025 que pretendia, mas tem aqui uma boa chance para regressar aos grandes resultados. Javier Romo (Movistar Team) venceu esta etapa em 2025. O espanhol vai ser mais marcado este ano, mas mesmo assim, é um nome que vai tentar surpreender novamente em Uraidla.
Nota ainda para Ben O’Connor (Team Jayco-AlUla), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Adam Yates (UAE Team Emirates – XRG) e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale) que poderão mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para Andrea Bagioli (Lidl – Trek) e Simone Velasco (XDS Astana Team) que poderão conseguir um belo resultado ao sprint num pequeno grupo.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jhonatan Narvaez
⭐⭐⭐⭐ Finn Fisher-Black e Matthew Brennan
⭐⭐⭐ Corbin Strong, Edoardo Zambanini e Mauro Schmid
⭐⭐ Jay Vine, Luke Plapp, Lennert van Eetvelt e Javier Romo
⭐ Ben O’Connor, Santiago Buitrago, Adam Yates, Nicolas Prodhomme, Andrea Bagioli e Simone Velasco
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) é o único português presente e estará com o dorsal #5.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto a partir das 0:40h no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de capa: SprintCyclingAgency
