Poderá Tadej Pogacar juntar o GP Québec ao seu glorioso palmarés?
Após a Bretagne Classic, o calendário segue em frente e parte para o Canadá para trazer duas clássicas bastantes conhecidas, o GP Québec e o GP Montreal. Hoje é dia do GP Québec, uma clássica que dá uma oportunidade a sprinters que passam bem colinas para vencerem no World Tour. Em 2024, a vitória sorriu a Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) que estará presente para defender o seu título. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) também está presente e é bem capaz de querer uma corrida com um ritmo ainda mais alto e bastante ofensiva. Irá o canibal esloveno vencer pela 17ª vez esta temporada?
Perfil
A 14ª edição do GP Québec apresenta um percurso de 216km com partida e chegada em Québec. Os ciclistas irão dar 18 voltas a um circuito de cerca de 12km. O circuito conta com vários muros explosivos que na fase final importante da corrida serão pontos chaves para várias movimentações. Nos últimos anos, tivemos a maior parte das vezes uma chegada ao sprint num grupo reduzido, mas também poderemos ter ciclistas a tentarem surpreender com um ataque de longe.

Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates – XRG) parte como principal favorito para o GP Québec. Pogacar tem feito uma fantástica temporada. O esloveno é bem capaz de querer mexer na corrida, mas também pode muito bem ser o mais forte ao sprint num reduzido pelotão.
Arnaud De Lie (Lotto) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) são os maiores adversários de Pogacar. De Lie e Strong parecem estar num excelente momento de forma. Os dois já mostraram darem-se muito bem nesta corrida e qualquer um dos dois tem capacidade para se impor numa chegada ao sprint.
Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) parece não estar no seu melhor nível. Ainda assim, o belga tem aqui uma boa corrida para si e não deve ser descartado da luta pela vitória. Michael Matthews ainda está a ganhar forma, depois de ter regressado de lesão. O australiano já venceu esta prova por três vezes e poderá ser novamente o mais forte em Québec. Neilson Powless (EF Education – EasyPost) tem aqui uma corrida ao seu jeito. O americano não deve ser descartado num sprint num grupo reduzido, mas pode também surpreender com ataques de longe.
Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Alex Aranburu (Cofidis) são dois ciclistas que costumam passar bem este tipo de dificuldades. Os dois parecem em boa forma e poderão conseguir um belo resultado numa chegada ao sprint. Oscar Onley (Team Picnic PostNL) e Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) costumam dar-se bem nestas corridas. O britânico e o francês mostraram-se muito bem no Tour of Britain e são ciclistas que podem conseguir um bom resultado o sprint como podem tentar surpreender com um ataque de longe.
Nota ainda para Quinn Simmons e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Axel Laurance (Ineos Grenadiers), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Arnaud De Lie e Corbin Strong
⭐⭐⭐ Wout van Aert, Michael Matthews e Neilson Powless
⭐⭐ Dorian Godon, Alex Aranburu, Oscar Onley e Julian Alaphilippe
⭐ Quinn Simmons, Mattias Skjelmose, Axel Laurance, Pello Bilbao, Paul Lapeira e Biniam Girmay
Portugueses em prova
Afonso Eulalio (Bahrain Victorious) e Ruben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #96 e #125, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 17h00.
Foto de Capa: ASO
