Poderá Jonas Vingegaard desforrar-se na La Farrapona, na etapa 14 da La Vuelta?
Após uma histórica vitória de João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) no alto de L’Angliru, a La Vuelta a España segue para a sua etapa 14 num novo dia de alta montanha. Com Jonas Vingegaard (Team | Visma Lease a Bike) na liderança, espera-se que o dia nos traga um novo duelo entre os dois principais favoritos. A chegada a Farrapona na La Vuelta é já conhecida pelos seus grandes duelos, como foi o caso de Alberto Contador e Chris Froome em 2014, em que o espanhol prevaleceu. Quem irá levar a melhor em 2025?
Perfil
A etapa 14 da La Vuelta traz-nos uma jornada de 135,9 km entre Avilés e La Farrapona, Lagos de Somiedo. O dia marca a terceira etapa em linha mais curta desta edição, mas também uma das mais duras, com duas contagens de primeira categoria na sua fase final. Espera-se que haja um novo duelo entre os principais candidatos à vitória final, e chegada a solo de um ciclista em solitário, ou um sprint num grupo reduzido de dois ou três ciclistas.
A primeira meta intermédia do dia está situada ao km 69,5, com a terceira categoria L’Alto Tenebreo, que conta com 5,8 km a 6,5% de pendente média. Se a fuga tiver dificuldades para se formar, este poderá ser um bom momento, já que a primeira metade da subida conta com rampas acima dos 10%.
O sprint intermédio está colocado ao km 89,9, em Entragu, marcando a aproximação à segunda subida do dia, o Puertu de San Llaurienzu, com 10,1 km a 8,5% de pendente média. Esta será uma subida muito importante para a jornada, já que poderá começar a revelar debilidades ou fadiga, até podendo ser alvo de alguma emboscada. Com os últimos 5 km acima dos 10% de pendente média, poderá ser um momento em que as principais equipas surgem com os seus homens mais fortes para partir a corrida.
Após a descida, começar-se-á imediatamente a subida para La Farrapona. Apesar de a subida marcar 16,9 km a 5,9% de pendente média, as primeiras rampas vão começar a surgir a 23 km da chegada, num terreno muito ondulante. A presença de gregários será muito importante deste momento até aos últimos 6 km. Pode ser por isso oportuno colocar um homem em fuga, para depois garantir suporte aos principais candidatos. Os últimos 6 km serão onde La Farrapona fará as verdadeiras diferenças, e onde deverá surgir um novo duelo mano-a-mano entre Jonas Vingegaard e João Almeida.

Favoritos
Depois da derrota no L’Angliru, Jonas Vingegaard surge como o grande favorito à vitória em La Farrapona. O dinamarquês é muito metódico na forma como corre, e hoje poderá procurar capitalizar um novo golpe na concorrência com mais um importante triunfo. João Almeida é claramente o seu maior rival, e o único que talvez o possa desafiar até final. O português está moralizado com o triunfo de ontem e pode embalar em busca de nova vitória.
Jai Hindley (RedBull – BORA – hansgrohe) está em crescendo e hoje pode intrometer-se na discussão. O australiano esteve muito bem no L’Angliru e pode procurar colocar-se em posição de pódio. Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team), por outro lado, perdeu ontem algum tempo e pode hoje querer responder aos adversários diretos. Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) fez uma grande subida a ritmo, e hoje pode procurar ir em busca do pódio da geral. O líder da juventude, Giulio Pellizzari (RedBull – BORA – hansgrohe) está também num grande momento, e será um nome a ter em conta na luta pelo top5.
Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) será um dos maiores apoios para Jonas Vingegaard. O estadunidense esteve em grande no L’Angliru, e hoje poderá ser essencial para o líder. Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) está também a atravessar um grande momento e quererá intrometer-se entre os primeiros. Giulio Ciccone (Lidl – Trek), por outro lado, parece em ligeira quebra, mas a subida de hoje assenta-lhe bem, pelo que poderá querer dar nova resposta. Já Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) deu ontem sinais de maiores fragilidades, mas o final de hoje encontra-se mais com as suas capacidades.
Nota ainda para Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA), Egan Bernal (INEOS Grenadiers), Torstein Traeen (Bahrain Victorious), Harold Tejada (XDS Astana Team) e Junior Lecerf (Soudal Quick-Step), que podem terminar entre os dez primeiros
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Jai Hindley
⭐⭐⭐ Tom Pidcock, Felix Gall e Giulio Pellizzari
⭐⭐ Sepp Kuss, Matthew Riccitello, Giulio Ciccone e Matteo Jorgenson
⭐ Abel Balderstone, Egan Bernal, Torstein Traeen, Harold Tejada e Junior Lecerf
Portugueses em prova
João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #1 e #6, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a La Vuelta em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30.
Foto de Capa: Cor Vos
