Jonas Vingegaard à procura de conquistar o Alto de L’Angliru na etapa 13 da La Vuelta!
Disputa-se hoje a décima terceira etapa da La Vuelta a España que nos promete um enorme espetáculo na luta pela vitória. O dia de hoje pode muito bem ser decisivo com a mítica chegada ao Alto de L’Angliru a poder fazer grandes diferenças na classificação geral. O camisola vermelha, Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) conhece muito bem esta subida e acaba por ser o grande favorito. Poderá alguém batê-lo?
Perfil
A décima terceira etapa da La Vuelta a España apresenta um percurso de 202.7km entre Cabezón de la Sal e o Alto de L’Angliru. O dia contará com um sprint intermédio, duas contagens de primeira categoria e uma contagem de categoria especial. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia, mas o pelotão não deverá dar grande margem pois os candidatos à geral deverão querer lutar pela vitória.
O Alto La Mozqueta, com 6.4km a 8.2%, e o Alto del Cordal, com 5.5km a 8.8%, o ritmo promete ser alto e o pelotão deverá perder bastantes elementos. A jornada promete ser decidida na subida final, o Alto de L’Angliru, com 12.4km a 9.8%. O ritmo irá ser elevado e o pelotão irá partir completamente com os candidatos à geral a tentarem fazer diferenças. Cometer o erro de ir ao limite ainda muito cedo nesta subida, poderá tirar um ciclista da luta pelos lugares cimeiros da geral. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Jonas Vingegaard parte como principal favorito para a etapa 13 da La Vuelta a España. Vingegaard tem se mostrado em grande forma. O dinamarquês deu-se bem nesta subida em 2023 e poderá querer fazer o hat-trick nesta edição da La Vuelta.
João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) e Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Jonas Vingegaard. Almeida também já conhece esta subida. O português sabe impor o seu ritmo e poderá usufruir disso para poder fazer diferenças numa chegada deste tipo. Pidcock tem surpreendido neste início da La Vuelta. O britânico vai ter aqui um grande teste pela frente, mas parece ter capacidade para estar com os melhores neste tipo de subidas explosivas.
Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe) parece a subir de forma. O australiano costuma dar-se bem nestas subidas e poderá conseguir um grande resultado. Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) costuma aparecer bem nestas subidas explosivas. O austríaco está em boa forma e pretende aproximar-se do pódio da geral. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) está também a subir de forma. O americano será super importante para Vingegaard na subida final, mas ainda assim, poderá estar na luta pelo top3.
Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) vão ter também um bom teste pela frente. Os dois parecem em ótima forma e terão aqui um dia muito importante na luta pela juventude. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) parecem não estar tão fortes nesta segunda semana. Mesmo assim, ambos podem muito bem estar na luta por um lugar do top5 no dia de hoje.
Nota ainda para Torstein Traeen (Bahrain Victorious), Martin Lopez e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team), Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e Ben O’Connor (Team Jayco-AlUla) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ João Almeida e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Jai Hindley, Felix Gall e Matteo Jorgenson
⭐⭐ Giulio Pellizzari, Matthew Riccitello, Giulio Ciccone e Egan Bernal
⭐ Torstein Traeen, Martin Lopez, Lorenzo Fortunato, Sepp Kuss e Ben O’Connor
Portugueses em prova
João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #1 e #6, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a La Vuelta em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: Cor Vos
