Col de la Madeleine para definir a geral do Tour de France Femmes!
Disputa-se hoje a oitava etapa do Tour de France Femmes que nos promete um enorme espetáculo na luta pela classificação geral! A FDJ-Suez, a AG Insurance-Soudal Team e a Fenix – Deceuninck são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para que as suas líderes possam fazer diferenças no mítico Col de la Madeleine. Demi Vollering (FDJ-Suez) pode ter aqui uma grande chance para ganhar segundos importantes. Irá a neerlandesa ser a nova camisola amarela.
Perfil
A oitava etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 111.9km entre Chambéry e Saint-François Longchamp. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de segunda categoria, uma contagem de primeira categoria e uma contagem de categoria especial. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia. As equipas das principais favoritas deverão controlar a vantagem da fuga antes da subida final.
A 18.6km da meta, as ciclistas entram na última subida, o mítico, Col de la Madeleine, que tem uma pendente média de 8.1%. O ritmo promete ser elevado com as favoritas à geral no centro das atenções. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.

Favoritas
Demi Vollering parte como principal favorita para a etapa rainha do Tour de France Femmes. Vollering parece estar a subir de nível. A neerlandesa dá-se muito bem nestas chegadas e de certeza que vai mexer na corrida para tentar subir à liderança da geral.
Anna van der Breggen (Team SD Worx – Protime) e Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) são as maiores adversárias de Demi Vollering. van der Breggen parece estar em excelente forma. A neerlandesa é uma ciclista que sabe impor o seu ritmo e poderá usar isso para conseguir um grande resultado. Gigante mostrou no Giro d’Italia uma grande evolução neste tipo de chegadas. A jovem australiana parece em excelente forma e e poderá ser a mais forte no final do dia.
Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM zondacrypto) não é propriamente uma especialista em longas subidas. Mesmo assim, a polaca está em grande forma e poderá conseguir um grande resultado. Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) dá-se muito bem nestas subidas. A neerlandesa pode muito bem mexer na corrida para tentar fazer diferenças. Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) tem aqui um grande teste pela frente. A francesa parece em excelente forma e pode muito bem estar na luta pela vitória.
Juliette Labous (FDJ-Suez) deverá estar ao serviço de Demi Vollering na subida final, mas mesmo assim, a francesa poderá conseguir um excelente resultado. Niamh Fisher-Black (Lidl – Trek) parece a subir de nível. A neozelandesa dá-se bem nestas etapas e poderá conseguir um belo resultado. Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) e Cedrine Kerbaol (EF Education – Oatly) vão ter um dia difícil pela frente. Ambas são ciclistas que sabem ir a ritmo e não devem ser descartadas da luta pelo top5.
Nota ainda para Evita Muzic (FDJ-Suez), Dominika Wlodarczyk e Maeva Squiban (UAE Team ADQ), Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) e Barbara Malcotti (Human Powered Health) que poderão terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Anna van der Breggen e Sarah Gigante
⭐⭐⭐ Katarzyna Niewiadoma-Phinney, Pauliena Rooijakkers e Pauline Ferrand-Prevot
⭐⭐ Juliette Labous, Niamh Fisher-Black, Kim Le Court e Cedrine Kerbaol
⭐ Evita Muzic, Dominika Wlodarczyk, Maeva Squiban, Puck Pieterse e Barbara Malcotti
Portuguesas em prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 12h30!
Foto de Capa: Getty Images