Poderá Tom Pidcock vingar em dia de sterrato no Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a nona etapa do Giro d’Italia que nos promete um grande espetáculo na luta pela vitória. O dia pode também ser bastante importante para a classificação geral com o sterrato a querer animar a corrida. Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) é especialista neste tipo de corridas e pode ser um dos ciclistas a sair mais beneficiados do dia de hoje. Irá o britânico somar o seu primeiro triunfo no Giro d’Italia em Siena?
Perfil
A nona etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 181km entre Gubbio e Siena. O dia contará com cinco setores de sterrato, duas subidas categorizas, dois sprints intermédios e o km red bull. A etapa promete ser bastante animada desde os kms inicias com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia. A 70km do fim, os ciclistas irão entrar na fase mais importante da corrida e o posicionamento será importantíssimo. Os três primeiros setores do dia são os mais longos e prometem partir a corrida.
O terceiro setor do dia conta com três rampas explosivas que prometem fazer diferenças. O último setor do dia também é bastante explosivo e é capaz de partir ainda mais a corrida. A etapa acaba no tão conhecido muro de 700 metros a 9.1% que marca o final da grande corrida de sterrato da temporada, a Strade Bianche. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Favoritos
Tom Pidcock parte como principal favorito para a etapa 9 do Giro d’Italia. Pidcock não teve a primeira etapa de alta montanha que gostaria. O britânico tem aqui uma ótima etapa para se redimir e de certeza que vai querer vencer.
Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) são os maiores adversários de Tom Pidcock. Bernal é mais um dos candidatos à geral que se dá muito bem no sterrato. O colombiano parece estar num bom momento e é bem capaz de mexer na corrida. Ayuso está também num grande momento. O espanhol parece ser ciclista para se dar bem neste tipo de corridas e de certeza que quer ganhar tempo aos seus maiores rivais.
Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) tem um grande teste pela frente. A etapa parece não ser ao estilo do esloveno, mas mesmo assim, pode conseguir um excelente resultado. Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) está a ganhar forma. O belga diz que se sente melhor dia após dia e de certeza que vai tentar entrar na fuga para tentar vingar em Siena. Mads Pedersen (Lidl – Trek) está a correr sem pressão, depois de já ter conseguido três vitórias. O dinamarquês é também um ciclista que pode muito bem entrar na fuga do dia para tentar vencer mais uma etapa.
Giulio Ciccone e Mathias Vacek são mais duas armas da Lidl – Trek para o dia de hoje. Ciccone é bem capaz de estar entre os melhores dos candidatos à geral, enquanto que Vacek pode muito bem ir para a fuga para tentar vencer a etapa. Christian Scaroni (XDS Astana Team) costuma se dar bem nestas etapas. O italiano tem se mostrado num excelente nível esta temporada e é bem capaz de tentar entrar na fuga do dia para tentar ser o mais forte em Siena. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) dá-se bem no sterrato. O espanhol não está no seu melhor momento, mas não deve ser descartado da luta pela vitória.
Nota ainda para Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) que deverão estar entre os melhores dos candidatos à geral e para Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) e Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tom Pidcock
⭐⭐⭐⭐ Egan Bernal e Juan Ayuso
⭐⭐⭐ Primoz Roglic, Wout van Aert e Mads Pedersen
⭐⭐ Giulio Ciccone, Mathias Vacek, Christian Scaroni e Pello Bilbao
⭐ Isaac Del Toro, Richard Carapaz, Michael Storer, Antonio Tiberi, Francesco Busatto e Filippo Zana
Portugueses em prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) é o único português presente e estará com o dorsal #34.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h30.
Foto de Capa: Strade Bianche
