Enorme oportunidade para a fuga na etapa 8 do Giro d’Italia!
Após o primeiro duelo entre os candidatos à geral, o Giro d’Italia segue para a sua etapa 8, num dia em que a fuga pode ter uma grande oportunidade para vingar! Primoz Roglic (Red Bull – BORA – hansgrohe) está de regresso à liderança da geral, mas, com a equipa já reduzida, não será fácil manter o controlo da corrida ao longo de todo o dia. Assim sendo, a oportunidade parece perfeita para os escapados, que irão tentar aproveitar a chance!
Perfil
A etapa 8 do Giro d’Italia irá ligar Giulianova a Castelraimondo, num total de 197km. O dia contará com 4 subidas categorizadas, que deverão moldar o cenário da jornada. A mais difícil está posicionada a meio do percurso, em Sassotetto, com 13,1km a 7,4% de pendente média. Seria uma dificuldade com potencial de embate entre os favoritos, mas por estar longe da chegada não deverá ter esse efeito. Nos últimos 7km estará posicionada a quarta categoria de Gagliole, com 700m a 11% de pendente média que prometem um final animado.
Com uma rápida descida até à meta, podemos ter um ciclista a chegar isolado, ou um final ao sprint em grupo reduzido.

Favoritos
Com a forte possibilidade de uma fuga vingar, a aposta do Ciclismo Mundial para o dia de hoje recai em Marco Frigo (Israel – Premier Tech). O italiano estreou-se a vencer há poucas semanas no Tour of the Alps, e atravessa um excelente momento de forma. Além disso, a jornada adequa-se às suas características, pelo que é uma oportunidade perfeita para se estrear a vencer em grandes voltas.
A XDS Astana Team é também uma equipa que quererá estar em evidência no dia de hoje. Diego Ulissi tem feito um Giro d’Italia discreto até ao dia de hoje, e pode muito bem aproveitar para conquistar mais uma vitória para o seu currículo. A Soudal Quick-Step tem uma equipa que ambiciona vencer etapas, e hoje será também um dia importante para os “lobos”. James Knox atravessa um bom momento, e pode tentar escapar para lutar pelas primeiras posições.
Embret Svestad-Bardseng é um homem importante para as aspirações da Arkea – B&B Hotels. O norueguês deverá tentar integrar as fugas dos próximos dias, em busca de conquistar pontos importantes para a formação francesa. Paul Double (Team Jayco – AlUla) é um dos principais candidatos à classificação da montanha. O britânico deverá tentar aproveitar para integrar a fuga e somar mais pontos. Christian Scaroni (XDS Astana Team) tem também um dia à sua medida, e poderá tentar vencer, tal como Ulissi.
Entre os candidatos à geral, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Primoz Roglic emergem como os que podem fechar o dia com um melhor resultado. Os dois são explosivos para tentar mexer com a corrida na última rampa, e finalizam muito bem ao sprint em grupos reduzidos. Egan Bernal (INEOS Grenadiers) mostrou também estar num grande momento, e deverá estar na disputa, assim como Giulio Ciccone, que será a principal carta da Lidl – Trek após vários dias de rosa com Mads Pedersen.
Nota ainda para Luca Covilli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Filippo Zana (Team Jayco – AlUla) e Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), que podem fechar nas primeiras posições a partir da fuga. E também para Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Isaac del Toro (UAE Team Emirates) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), que deverão estar entre os melhores dos candidatos à geral.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Marco Frigo
⭐⭐⭐⭐ Diego Ulissi e James Knox
⭐⭐⭐ Embret Svestad-Bardseng, Paul Double e Christian Scaroni
⭐⭐ Juan Ayuso, Primoz Roglic, Egan Bernal e Giulio Ciccone
⭐ Luca Covili, Filippo Zana, Mattia Cattaneo, Antonio Tiberi, Isaac Del Toro e Richard Carapaz
Portugueses em prova
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) é o único português presente e estará com o dorsal #34.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
