António Morgado conquista Figueira Champions Classic pelo segundo ano consecutivo!

O português António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) venceu a 4ª edição da Figueira Champions Classic, uma clássica de 192.7km com partida e chegada na Figueira da Foz, batendo ao sprint o espanhol Alex Aranburu (Cofidis). O espanhol Pau Marti (NSN Cycling Team) impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para fechar o pódio a 9s.

Fuga consegue formar-se

A Figueira Champions Classic começou com Cedric Beullens (Lotto – Intermarché), Iker Gomez (Equipo Kern Pharma), Pedro Pinto (Efapel Cycling), Rafael Reis (Anicolor – Campicarn Cycling Team) e Daniel Viegas (Aviludo – Louletano – Loulé) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os cinco chegaram a ter uma vantagem de 6:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates – XRG e a Red Bull – Bora – hansgrohe.

A 78km do fim, na primeira passagem na Rua Parque Florestal, com 2.3km a 7.8%, Pedro Pinto atacou e conseguiu isolar-se. O português tinha uma pequena vantagem sobre Rafael Reis, Cedric Beullens e Iker Gomez. Daniel Viegas não conseguiu o ritmo do grupo perseguidor e foi alcançado. Cerca de 20km depois, os três perseguidores fizeram a ponte para Pedro Pinto.

Fortes nomes mexem na corrida

A 50km do fim, Rafael Reis perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. Logo a seguir, em nova passagem na Rua Parque Florestal, Daniel Martinez (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou e foi seguido por Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG), Riley Sheehan (NSN Cycling Team) e Max Poole (Team Picnic PostNL).

A 35km do fim, na segunda passagem na Enforca Cães, com 0.8km a 7.3%, Pedro Pinto perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo grupo perseguidor. 3km depois, os cinco perseguidores fizeram a ponte para Iker Gomez e Cedric Beullens. A EF Education – EasyPost e a Cofidis mostravam-se ativas no pelotão e mantinham uma diferença de cerca de 30s para o grupo da frente, onde a cooperação deixava de ser a ideal.

Vitória portuguesa na Figueira da Foz

A 22km da meta, o pelotão conseguiu fechar o espaço para os sete da frente. 2km depois, na última passagem na Rua Parque Florestal, Brandon McNulty acelerou e foi seguido por Daniel Martinez, Alex Aranburu, António Morgado, Pau Marti, Jarno Widar (Lotto – Intermarché) e Thomas Gloag (Pinarello – Q36.5 Pro Cycling Team). McNulty mantinha um forte ritmo no grupo e mostrava-se ao serviço de Morgado. A EF Education – EasyPost e a Lidl – Trek eram duas equipas que trabalhavam no pelotão e tentava diminuir a diferença de 20s.

A 7km da meta, na última passagem na Enforca Cães, Alex Aranburu acelerou e conseguiu uma ligeira vantagem. António Morgado conseguiu fechar o espaço e atacou de imediato, mas o espanhol conseguiu agarrar a sua roda. Jarno Widar e Pau Marti juntaram-se na perseguição ao duo da frente e tentavam fechar um espaço de cerca de 15s.

Alex Aranburu e António Morgado seguiram juntos e acabaram por disputar a vitória ao sprint na Figueira da Foz. O espanhol lançou o sprint final, mas o português respondeu e manteve-se ao seu lado. Nos últimos metros, Morgado conseguiu ser mais forte que Aranburu para vencer assim a 4ª edição da Figueira Champions Classic. Ion Izagirre (Cofidis) fez uma grande parte final vindo do pelotão e com Brandon McNulty ainda chegaram a Pau Marti e Jarno Widar. Dos quatro, Marti conseguiu impor-se ao sprint para ser terceiro a 9s.

Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé) foi o melhor ciclista das equipas portugueses em 25º a 23s. Pedro Pinto da Efapel – Cycling ainda foi ao pódio por ter vencido o prémio da montanha.

O pódio da Figueira Champions Classic com Pau Marti, Alex Aranburu, António Morgado e Pedro Pinto (Foto: FotoBraga)
O pódio da Figueira Champions Classic com Pau Marti, Alex Aranburu, António Morgado e Pedro Pinto (Foto: FotoBraga)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock