Silvia Persico regressa aos triunfos na Veneto Women!
A italiana Silvia Persico (UAE Team ADQ) venceu a primeira edição da Veneto Women, uma clássica de 115,9km entre Vicenza e Verona, após isolar-se a 1,3km da meta. A suíça Marlen Reusser (Movistar Team) foi segunda e a italiana Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) terceira, ambas a 29s. Persico confirmou o seu bom momento de forma e somou a sua primeira vitória da temporada.
Corrida parte na primeira subida do dia
A Veneto Women começou com um ritmo alto. Ainda na primeira metade da corrida, Sara Luccon (Top Girls Fassa Bortolo) saltou do pelotão e acabou por formar a fuga do dia. A italiana conseguiu uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team ADQ e a Movistar Team. A 56km do fim, Livielle Ongarato (Horizons Cycling Club – Team 1971) atacou e tentava fazer a ponte para Luccon. 20km depois, Ongarato foi alcançada pelo pelotão.
A 24km do fim, já na primeira passagem na Salita delle Torricelle, com 4km a 5%, Sara Luccon foi alcançada. Logo a seguir, o pelotão devido ao forte ritmo. Um grupo composto por Elisa Longo Borghini, Silvia Persico e Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ), Mireia Benito e Urska Zigart (AG Insurance-Soudal Team), Soraya Paladin e Neve Bradbury (Canyon//SRAM zondacrypto), Gaia Segato e Linda Laporta (Bepink-Imatra-Bongioanni) e Marlen Reusser conseguiu isolar-se na frente da corrida.
Ataque no momento certo de Silvia Persico
A 12km da meta, as ciclistas entraram na passagem final na Salita delle Torricelle. 2km depois, Gaia Segato, Linda Laporta e Soraya Paladin acabaram por ceder. Logo a seguir, Urska Zigart e Neve Bradbury também acabaram por ceder. A 7km da meta, Silvia Persico acelerou e foi seguida por Mireia Benito e Elisa Longo Borghini. 2km depois, Marlen Reusser e Eleonora Gasparrini conseguiram reentrar na frente da corrida. Poucos metros depois, as ciclistas da UAE Team ADQ começaram com os ataques, mas nenhuma estava a conseguir isolar-se.
A 3km da meta, Marlen Reusser acelerou e foi seguida por Eleonora Gasparrini. 1km depois, Mireia Benito e Elisa Longo Borghini chegaram ao grupo da frente. Longo Borghini atacou de imediato, mas Reusser fechou o espaço e as quatro começaram a marcar-se.
A 1,3km da meta, Silvia Persico reentrou no grupo da frente e atacou de imediato. As quatro perseguidoras ficaram a marcar-se e a italiana foi assim aumentando a sua vantagem para conquistar assim a Veneto Women. Marlen Reusser bateu ao sprint Eleonora Gasparrini e Mireia Benito para ser segunda a 29s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Flaviano Ossola