Lorena Wiebes é a nova Campeã do Mundo de Gravel!

A neerlandesa Lorena Wiebes venceu os Campeonatos do Mundo de Gravel das elites femininas, uma ligação de 131km entre Beek e Maastricht, batendo ao sprint a sua compatriota Marianne Vos e a italiana Silvia Persico. Wiebes confirmou o seu grande momento de forma e sagrou-se assim pela primeira vez na carreira Campeã do Mundo de Gravel.

Países Baixos mostram a sua força quando a corrida começa a partir

Na primeira metade da prova das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Gravel, o ritmo foi elevado. Alguns ataques aconteceram, mas nenhuma ciclista conseguiu isolar-se e o pelotão começou a partir-se nas várias dificuldades do dia.

A 50km do fim, numa das principais dificuldades do percurso, Maud Rijnbeek, Femke Gerritse, Lorena Wiebes e Marianne Vos (Seleção dos Países Baixos) e Romy Kasper (Seleção da Alemanha) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Silvia Persico manteve um ritmo no alto no pelotão e tentava que as cinco da frente não conseguisse uma grande vantagem. Cerca de 10km depois, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Yara Kastelijn, Larissa Hartog, Femke Markus, Shirin van Anrooij e Femke De Vries (Seleção dos Países Baixos), Julia Kopecky (Seleção da Chéquia) e Persico formou-se na perseguição às cinco da frente.

Shirin van Anrooij tenta a sua sorte de longe

A 21km da meta, numa dura subida, Marianne Vos atacou e só Lorena Wiebes teve capacidade para a seguir. Femke Gerritse, Maud Rijnbeek e Romy Kasper foram alcançadas pelo grupo perseguidor. 3km depois, Silvia Persico atacou e rapidamente fez a ponte para Vos e Wiebes que se estavam a marcar na frente da corrida. Logo a seguir, Julia Kopecky, Shirin van Anrooij, Femke Markus, Femke De Vries, Yara Kastelijn e Larissa Hartog chegaram também à frente da corrida.

A 15km da meta, em nova explosiva subida, Yara Kastelijn acelerou e foi seguida por Marianne Vos e Lorena Wiebes. Poucos metros depois, Silvia Persico, Shirin van Anrooij e Julia Kopecky chegaram às três da frente. A 12km da meta, van Anrooij aproveitou a marcação na frente da corrida para atacar e conseguiu assim isolar-se. Kopecky e Wiebes estão ambas na Team SD Worx – Protime. Mesmo estando em seleções diferentes, a checa mostrava-se ao serviço da neerlandesa e tentava controlar a diferença para van Anrooij.

Lorena Wiebes triunfa após polémico final

A 3km da meta, Shirin van Anrooij tinha 15s de vantagem sobre o grupo perseguidor, que continuava a ser comandado por Julia Kopecky. 1km depois, Yara Kastelijn acelerou e começava a fechar o espaço para a sua colega de Seleção. Kopecky deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor.

A cerca de 200 metros da meta, Shirin van Anrooij foi alcançada por causa do forte ritmo imposto pela sua colega de Seleção, Yara Kastelijn. Logo a seguir, Lorena Wiebes lançou o sprint final com Marianne Vos na sua roda. Vos tentou, mas não teve capacidade para passar Wiebes que se sagrou assim Campeã do Mundo de Gravel. Silvia Persico não conseguiu responder às duas neerlandesas, mas acabou por fechar o pódio a 2s. Kastelijn foi quarta a 4s e van Anrooij quinta a 10s.

O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Marianne Vos, Lorena Wiebes e Silvia Persico (Foto: UCI)
O pódio das elites femininas nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Marianne Vos, Lorena Wiebes e Silvia Persico (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock